Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Charles Rivkin: “Vencedores da Parceria Transatlântica de Comércio vão ser os empreendedores”

O secretário de Estado Adjunto para Assuntos Económicos e Comerciais dos Estados Unidos revelou que, em Julho, vai estar em Portugal uma equipa do seu departamento para apoiar as start-ups e os empreendedores nacionais.

Bloomberg
04 de Junho de 2014 às 13:31
  • ...

Para Charles Rivkin, secretário de Estado Adjunto para Assuntos Económicos e Comerciais dos Estados Unidos da América (EUA), os empreendedores podem ser quem mais pode beneficiar com a Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP).

 

"Os vencedores do Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento vão ser os empreendedores, vão ser as pequenas e médias empresas (PME)", afirmou o governante norte-americano, esta quarta-feira, 4 de Junho, em Lisboa no âmbito de uma visita à Fábrica das Startups. Isto porque, as PME não têm os mesmos recursos, por exemplo, para a internacionalização que têm as empresas de grandes dimensões.

 

À margem deste encontro, Charles Rivkin, salientou ainda que, se for alcançado um entendimento no âmbito desta parceria, o comércio entre os países europeus e os Estados Unidos pode ser "facilitado" e o número de postos de trabalho gerados podem "crescer" em ambos os lados do Atlântico. E recordou que 13 milhões de empregos existem já devido ao TTIP.

 

A Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento tem o objectivo de criar a maior zona de comércio livre do mundo e eliminar, por exemplo, barreiras alfandegarias.

 

Por outro lado, para apoiar o empreendedorismo, o secretário de estado norte-americano revelou que, em Julho, uma delegação do seu departamento vai estar em Lisboa.

 

Após uma conversa sobre a importância do empreendedorismo e das start-ups em Portugal "vamos ser capazes de enviar uma delegação do meu departamento -  com o nosso programa de empreendedorismo global - para cá, em Julho. Vamos trazer um grupo de empreendedores experientes e ajudar a dar sessões de ‘mentoring’ [em português pode traduzir-se por orientações] um a um", afirmou Charles Rivkin.

 

Empreendedorismo é uma das prioridades da Embaixada dos EUA

 

Nesta visita à Fábrica das Startups estava também presente o embaixador dos Estados Unidos da América em Portugal, Robert A. Sherman. Durante a sua intervenção, Sherman assinalou que "o empreendedorismo é uma das principais prioridades da embaixada dos EUA,  em Lisboa".

 

Em Portugal, desde o segundo trimestre deste ano, Sherman sinalizou que a embaixada está empenhada em acções de empreendedorismo. "Estamos a trabalhar em empreendedorismo, estamos a [desenvolver] programas de ‘mentoring’ para as mulheres. Estas são as prioridades que estamos a estabelecer como embaixada", afirmou.

Ver comentários
Saber mais Charles Rivkin secretário de Estado Adjunto Assuntos Económicos Estados Unidos da América Parceria Transatlântica de Comércio Lisboa Fábrica das Startups Estados Unidos Portugal Embaixada dos EUA embaixador dos Estados Unidos da América Robert A. Sherman
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio