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Capital de risco pública investe em start-up com solução geográfica para empresas
A capital de risco pública investiu 250 mil euros na Mapidea, uma start-up com solução geográfica para empresas. Financiamento vai permitir criar equipa de marketing e de vendas e uma rede de parceiros internacionais.
Imagine que trabalha num banco. E num mapa consegue ver onde estão os seus balcões, onde estão os da concorrência e onde estão as pessoas com um perfil para serem clientes. E nessa mesma solução pode "explorar e fazer um conjunto de operações em cima do mapa para retirar conhecimento". Este é o exemplo que Miguel Marques, CEO, professor e especialista em sistemas de informação geográfica, dá para explicar o que pode ser feito com a solução da Mapidea.
A Mapidea é a aposta mais recente da Portugal Ventures. A sociedade pública de capital de risco investiu 250 mil euros nesta start-up que tem uma solução geográfica para empresas. "Hoje em dia, nem todas as empresas usam mapas para tomar decisões. O que fizemos foi uma aplicação que muito simples que permite que as pessoas de negócio vejam os seus dados em mapa", acrescenta ao Negócios.
Esta solução não é totalmente nova. O que a distingue é que simplificam a realidade. "Não fomos nós que inventámos isto, mas o que fazemos é simplificar esta realidade dos sistemas de informação geográfica". Os sistemas de informação geográfica "tradicionalmente são muito pesados, são softwares com muitos botões e as pessoas têm de ter formação para utilizar. E o que nós fizemos é uma solução que permite às pessoas de marketing, de vendas, directores e analistas" terem uma forma mais simples de verem os dados.
Nascida em 2014 pela mão de Miguel Marques e Eduardo Ramos (ambos na foto), a empresa está incubada na Startup Lisboa e tem clientes em Portugal como a Vodafone, a Domino’s Pizza Portugal e a Tabaqueira.
Com este investimento, considerado como "vital" por Miguel Marques, a empresa vai aumentar a equipa de quatro pessoas. "Vai permitir-nos aumentar a forma como conquistamos mais clientes. Vai nos permitir criar a equipa de marketing e de vendas. Temos duas estratégias: novos clientes mas principalmente criar uma rede de parceiros internacionais", salienta.
Celso Guedes de Carvalho, Presidente Executivo da Portugal Ventures, defende que esta start-up "democratizou o acesso aos sistemas de informação geográfica e tornou simples uma ferramenta complexa e dispendiosa, que ocupa tempo e recursos em muitas empresas".
Por sua vez, o líder da Startup Lisboa, Miguel Fontes, refere, em comunicado, que "Mapidea usa uma tecnologia altamente inovadora, criando soluções de análise geográfica que permitem combinar a localização com dados de negócio, optimizando todo o processo de tomada de decisão"