Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Traçar objectivos mas ser flexível para mudar quando é preciso

Quando em 1990, tinha eu 23 anos e o meu irmão Carlos 26, fundámos a Martifer Construções com um investimento inicial de apenas 22.500 , fomos contemplados com a confiança de pessoas que acreditaram no projecto e que nos apoiaram financeiramente...

Traçar objectivos mas ser flexível para mudar quando é preciso
25 de Março de 2010 às 14:35
  • ...
A aventura de Jorge e Carlos Martins começou em 1990 com 22.500 euros. A Martifer está hoje em mais de 20 países e emprega 4.200 pessoas

Quando em 1990, tinha eu 23 anos e o meu irmão Carlos 26, fundámos a Martifer Construções com um investimento inicial de apenas 22.500€, fomos contemplados com a confiança de pessoas que acreditaram no projecto e que nos apoiaram financeiramente, emprestando-nos as suas economias. Desde então, a Martifer tem apresentado, ano após ano, um crescimento sólido e sustentado e tem, à data de hoje, cerca de 4.200 pessoas ao serviço um pouco por todo o mundo.

Tem sido a "cultura Martifer", que hoje nos distingue, a nossa principal vantagem competitiva. Ela tem sido posta em acção a cada segundo durante os últimos 20 anos através de práticas que garantem um equilíbrio entre crescimento económico, preocupações a nível da sustentabilidade e do bem-estar social.

Para mim, ser empreendedor é manter todos os dias, há já 20 anos, os valores da Martifer vivos e imutáveis - Excelência na forma como actuamos e nos resultados que queremos obter, a constante Inovação, a Paixão com que trabalhamos e aceitamos os desafios mais ousados, a atitude de Honestidade construindo relações de confiança, assente no Talento das nossas pessoas e numa consciência de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável - através de uma equipa forte, dinâmica e capaz. Tem sido esta equipa que, não só faz crescer a empresa todos os dias, como tem sabido crescer com ela.

Com uma equipa forte surfámos diversos ciclos económicos com sucesso, sendo de realçar a importância da visão estratégica e da flexibilidade de mudar quando foi necessário. Muitas foram as vezes em que foi preciso ajustar a organização à envolvente externa, mas procurámos incessantemente aproveitar as oportunidades que se nos depararam.

Hoje falamos de crise e nas dificuldades de obtenção de crédito, que sendo reais, em nada se comparam às taxas de juro de 25% e mais, suportadas em 1990 e às restrições de crédito que, então, se viviam. E apesar - e talvez até por causa - de todas as adversidades que nos depararam, conseguimos sempre ultrapassá-las com coragem e com a paixão pelo projecto que nos faz levantar todos os dias de manhã com vontade de fazer mais e melhor do que ontem e chegar a casa com a satisfação de dever cumprido.

Hoje, mais do que no crescimento, estamos focados na criação de valor. Daí a necessidade do focus estratégico quer nos negócios, quer nas geografias em que estamos, para não dispersarmos demasiados recursos e para aumentarmos a probabilidade de sucesso. É nosso propósito sermos reconhecidos como empresa que ocupa lugares de liderança nos segmentos de mercado em que operamos, criando valor e satisfazendo os clientes com colaboradores felizes.

Young Entrepreneur Of The Year Portugal 2007





Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio