Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

"Portugal precisa de muitas mais PME inovadoras e com elevado potencial de crescimento"

Quase a chegar às 150 empresas, a Rede de PME Inovação da Cotec tem crescido em número mas, também, nos resultados obtidos pelas empresas. Daniel Bessa, presidente da Associação Empresarial para a Inovação, explica as suas aspirações de atingir as 200 empresas daqui a três anos.

09 de Dezembro de 2010 às 10:38
  • 1
  • ...
Segundo o estudo agora divulgado, as PME têm objectivos ao ligarem-se a esta rede da Cotec. Mas as metas perseguidas pelas empresas estão a ser cumpridas?
Esta questão foi uma das abordadas num estudo sobre a rede que a COTEC solicitou a uma equipa do ISCTE e do ISEG. O que foi perguntado às PME que integram a rede não é o que gostariam que a rede lhes proporcionasse (uma questão de aspirações) mas o que é que valorizam mais entre o que a Rede lhes proporciona (uma questão de realizações e de resultados). Foram-nos referidas quatro vantagens principais, por esta ordem: estímulo à inovação, reconhecimento e promoção, acesso à informação e partilha de novos conhecimentos.
Mas é possível fazer mais: por exemplo, no último Encontro da Rede PME Inovação Cotec, um dos oradores convidados, membro da Rede, pediu à Cotec que constituísse uma "Academia de Formação" e, por outro lado, a direcção da Cotec comprometeu-se a uma intervenção muito mais acentuada na frente da internacionalização destas PME, utilizando, de forma profissionalizada e consequente, as capacidades da Aicep.

A rede PME Inovação tem crescido nos últimos anos. Há muito mais por onde crescer em termos de empresas de pequena e média dimensão com espírito inovador? Qual é o objectivo a três anos?
A Rede PME Inovação Cotec tem, actualmente, 141 empresas. Em números redondos, estas 141 empresas representam cerca de mil milhões de euros de vendas, 300 milhões de euros de exportações e um pouco mais de oito mil postos de trabalho. Há muito por onde crescer e Portugal precisa de muitas mais PME inovadoras e com elevado potencial de crescimento. A três anos de prazo, diria que o objectivo mínimo, muito pouco ambicioso, é o de ter 200 empresas na rede.

A rede tem um mecanismo de entrada mas, também, de exclusão. Já tiveram de "expulsar" algumas empresas?
A Rede PME Inovação Cotec tem, neste momento, 141 empresas mas já lá foram admitidas 158 empresas que, a seu tempo, se submeteram com êxito ao exercício de "innovation scoring". Significa, o que acabei de afirmar, que perdemos, até este momento, 17 empresas: cinco foram objecto de operações de fusão à escala internacional, tendo sido adquiridas por multinacionais, três deixaram de ter o estatuto de pequena ou média empresa (Alert, Altitude e WeDo Consulting) e nove abandonaram a rede no início do ano de 2009, quando a Cotec fez saber que passaria a cobrar um pequeno "fee" de gestão da rede no montante de mil euros por ano. Até este momento, não temos nenhuma situação de "expulsão" de uma empresa da rede, por iniciativa da Cotec.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio