Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Programa europeu alarga horizontes da Quaternaire

O Erasmus para Jovens Empreendedores ajudou a empresa a entrar para uma rede internacional.

09 de Outubro de 2009 às 11:11
  • ...
O Erasmus para Jovens Empreendedores ajudou a empresa a entrar para uma rede internacional.

Para a Quaternaire Portugal, uma consultora na área de serviços e desenvolvimento, a oportunidade de participar no programa Erasmus para Jovens Empreendedores surgiu quase por acaso. Embora tivesse já a intenção de se envolver na iniciativa, a empresa acabou por dar o passo final quando um jovem empresário austríaco manifestou interesse num estágio em Portugal.


Durante um doutoramento, Christian Berger travou conhecimento com um dos colaboradores da Quaternaire em Roterdão, o que viria a dar o alento final para a realização do intercâmbio. "Havia uma convergência de interesses e conhecimentos de áreas similares. O facto de haver um conhecimento prévio também fez com que tivéssemos mais confiança para avançar", diz António Figueiredo, CEO da Quaternaire Portugal. Apesar de a empresa ter recebido mais algumas candidaturas, a austríaca acabou por ser a escolhida.



Para além disso, Christian demonstrou poder trazer outros benefícios para a empresa de acolhimento e para a melhoria das redes à escala europeia, um objectivo do programa. "Trata-se de um empresário que integra um consórcio que acolhe jovens empreendedores na área da consultoria dos serviços".



Um dos principais aliciantes desta iniciativa, segundo António Figueiredo, é permitir que as empresas desenvolvam contactos que lhes seria mais difícil adquirir por conta própria. "Portugal é um país periférico e esta é uma forma de levar as empresas de menor porte a conseguirem chegar a redes e desenvolver parcerias europeias".



Durante os três meses que vai passar em Portugal - Outubro, Fevereiro e Junho -, Christian tentará também capitalizar com esta relação bidireccional. Para além da interacção com uma empresa mais experiente, o empreendedor austríaco vai ainda estudar o mercado português, para o qual a Quaternaire tentará abrir-lhe portas, e, possivelmente, lançar os alicerces de sinergias futuras.




Satisfeito com o conceito deste
projecto-piloto da Comissão Europeia,
António Figueiredo pondera repetir







































Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio