Notícia
Mota-Engil e Caixa Capital apoiam internacionalização da Vitropor
O programa "Internacionalizar em parceria" assina quinto acordo para apoiar expansão internacional de PME portuguesas. O projecto da Vitropor é o primeiro a ser desenvolvido em Moçambique.
A Caixa Capital e a Mota-Engil Indústria e Inovação, liderada por Arnaldo Figueiredo (na foto) vão apoiar o processo de internacionalização para Moçambique da empresa Vitropor, no âmbito do programa "Internacionalizar em parceria".
Com esta iniciativa, que conta ainda com o apoio institucional da AICEP, os dois parceiros vão deter em conjunto 49% do capital da sociedade moçambicana, sediada em Maputo e que actuará na área da transformação e comercialização de vidro.
O projecto contará com um investimento global de 1,6 milhões de dólares (cerca de 1,25 milhões de euros), sendo a facturação prevista em velocidade de cruzeiro de três a quatro milhões de euros por ano.
O contrato foi celebrado esta quarta-feira, sendo já o quinto ao abrigo "Internacionalizar em Parceria", criado em Março de 2011.
Ao abrigo do programa já foram celebrados acordos com a Solargus para o Peru, a Nortenha, MGT e a MM Metálica para Angola, sendo o projecto da Vitropor o primeiro para Moçambique. Os cinco representam um investimento total de 11 milhões de euros.
Actualmente estão nove projectos em fase de elaboração e avaliação de planos de negócio.