Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Moneris - Expandir por via das aquisições

O Grupo Moneris comprou 24 empresas do sector de contabilidade e prestação de serviços no espaço de cerca de quatro anos

09 de Junho de 2011 às 10:14
  • ...
Empresa Moneris
Ano de criação 2007
Facturação em 2010 12,7 milhões de euros
Previsão de facturação para 2011 14,7 milhões de euros
Número de colaboradores 350
Aquisições concluídas 24 (Nova D2, Gecaf, Orgalgarve, Risa, Contaniza, entre outras)


O Grupo Moneris comprou 24 empresas do sector de contabilidade e prestação de serviços no espaço de cerca de quatro anos, aquisições que se encaixam numa estratégia de consolidação 'buy-and-build'. Ou seja, crescer com aquisições. A Accountec, embrião do projecto, existia desde 2001, sendo especializada na prestação de serviços de contabilidade e de apoio à gestão. Chegou a ter cerca de 100 clientes, mas por ser demasiado pequena, tinha dificuldade em crescer de forma orgânica e não tinha condições para atrair novos clientes.

A solução foi criar uma empresa de maior dimensão, a Moneris, com dois sócios: a Inter-Risco, através do Fundo Caravela, e Carlos Duarte Oliveira, actual presidente do Grupo Moneris. O próprio explica que com uma empresa maior foi possível estudar a compra de outras empresas no sector da contabilidade e prestação de serviços e também criar várias competências e ganhar uma presença geográfica alargada no país. Para lá chegar, a solução encontrada foi recorrer aos fundos do FACCE, o Fundo Autónomo de Apoio à Concentração e Consolidação de Empresas. Uma solução que permitiu tirar melhor partido das vantagens que as aquisições trazem: ter todas as empresas com os mesmos sistemas de informação, metodologias de negócio iguais e poder dar aos clientes, actualmente cerca de cinco mil PME, um nível de serviço semelhante ao que existe para as grandes empresas.

Com quatro empresas "em vista", a Moneris conclui que por via das aquisições consegue ter "capilaridade nacional, criar centros de competência, ampliar a oferta de serviços, obter economias de escala, inovar e apostar na qualidade".

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio