No Verão do ano passado a Puratos deu início a uma pequena grande revolução nas suas comunicações. Pequena no impacto para os utilizadores, grande nos ganhos de eficiência que a organização espera atingir e na gestão de bastidores necessária para migrar os serviços que diariamente suportam a organização.
O grupo alimentar renovou a infra-estrutura de suporte às comunicações integrando numa única solução voz, dados; fixo e móvel. Ligou as nove localizações por onde espalha operações em Portugal e interligou-as aos "datacenters", que passaram entretanto a suportar novas soluções de recuperação de desastres.
No âmbito do novo projecto os colaboradores passaram a ter acesso a uma central telefónica IP e as equipas comerciais ganharam uma rede móvel dedicada. João Garvão, responsável pela direcção de sistemas de informação da Puratos, foi o homem do leme na operacionalização da mudança e não esconde expectativas de que o projecto venha a destacar-se no contexto internacional do grupo. A Puratos Portugal, com maioria de capital nacional mas incluída no grupo alimentar belga, já foi distinguida com o Golden Unicorn, um prémio interno de qualidade alinhado com os padrões da certificação e que distinguiu a organização, os automatismos e os processos das linhas de produção locais.
A modernização das comunicações é para João Garvão um bom pretexto para voltar a dar nas vistas. Os primeiros benefícios da mudança ainda estão a ser contabilizados, mas já são óbvios. Para a componente de voz do projecto ainda não há números, mas ao nível dos dados já podemos dizer que "aumentámos a velocidade, a capacidade dos circuitos e estamos com ganhos acima dos 20 a 30 por cento", precisa.
Na área dos bolos, das receitas e do pão, a inovação é um imperativo no dia-a-dia da Puratos. As TI não fazem parte do "core business" mas, também, aqui a máxima faz cada vez mais sentido. Há equipas externas que interagem mais rapidamente com a empresa se tiverem as condições técnicas para o fazer, custos que se poupam se as ligações telefónicas internas forem gratuitas e dados que não se perdem se a empresa for assolado por um apagão e tiver réplicas de todos os dados, como passou a ter. Reconhecimentos externos ao valor da mudança são apreciados.