Notícia
Globaz - Comprar para ganhar clientes e competências
A dificuldade em crescer organicamente "pela especificidade da área de negócio", a vontade de aumentar a carteira de clientes e a conquista de competências complementares
09 de Junho de 2011 às 10:18
Empresa Globaz
Ano de criação 2000
Facturação em 2010 1 milhão de euros
Previsão de facturação para 2011 1,25 milhões de euros
Número de colaboradores 25
Aquisições concluídas 1 (dFusion)
A dificuldade em crescer organicamente "pela especificidade da área de negócio", a vontade de aumentar a carteira de clientes e a conquista de competências complementares foram as razões que levaram a Globaz a adquirir a dFUSION - uma agência de media e design - em junho do ano passado. Empresa que opera na área de comunicação, a Globaz não estava a conseguir conquistar novos clientes e decidiu, então, canalizar os seus esforços na área comercial e de marketing para outros fins: as aquisições. Daí a compra da dFUSION e de estarem a estudar mais duas compras.
A dFUSION "tinha uma carteira de clientes muito interessante [Sonae Distribuição, Puma, Salsa Jeans, Sonaecom, entre outras] na área dos consumidores finais" e este foi um ponto muito apelativo para a Globaz, que se foca "claramente" na aquisição de carteiras de clientes, explica João Gaspar CEO da Globaz.
E, com isso, ganharam a confiança dos clientes, um factor "essencial" para a actividade da empresa.
Satisfeito com os resultados da operação, João Gaspar salienta o aspecto da integração dos colaboradores da empresa adquirida. Por experiência própria, defende que o processo de integração das pessoas na empresa tem de ter por base um alinhamento com o negócio e a estratégia.
"É preciso compreender a empresa, saber o seu potencial e o que as pessoas que ficam querem, como vêem o negócio no futuro", explica. Conclui, por isso, que devem ficar as pessoas que asseguram a ligação ao cliente, acrescentando que "é necessário que as pessoas compreendam que a aquisição é um caminho natural e que é passível de ser positiva para todas as partes, se for bem conduzida".
Ano de criação 2000
Facturação em 2010 1 milhão de euros
Previsão de facturação para 2011 1,25 milhões de euros
Número de colaboradores 25
Aquisições concluídas 1 (dFusion)
A dificuldade em crescer organicamente "pela especificidade da área de negócio", a vontade de aumentar a carteira de clientes e a conquista de competências complementares foram as razões que levaram a Globaz a adquirir a dFUSION - uma agência de media e design - em junho do ano passado. Empresa que opera na área de comunicação, a Globaz não estava a conseguir conquistar novos clientes e decidiu, então, canalizar os seus esforços na área comercial e de marketing para outros fins: as aquisições. Daí a compra da dFUSION e de estarem a estudar mais duas compras.
E, com isso, ganharam a confiança dos clientes, um factor "essencial" para a actividade da empresa.
Satisfeito com os resultados da operação, João Gaspar salienta o aspecto da integração dos colaboradores da empresa adquirida. Por experiência própria, defende que o processo de integração das pessoas na empresa tem de ter por base um alinhamento com o negócio e a estratégia.
"É preciso compreender a empresa, saber o seu potencial e o que as pessoas que ficam querem, como vêem o negócio no futuro", explica. Conclui, por isso, que devem ficar as pessoas que asseguram a ligação ao cliente, acrescentando que "é necessário que as pessoas compreendam que a aquisição é um caminho natural e que é passível de ser positiva para todas as partes, se for bem conduzida".