Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Fins-de-semana alucinantes

Na maratona do empreendedorismo, só os mais resistentes cortaram a meta. Dois dias e meio foram o suficiente para transformar o Glutone, Criminal Investigation, ECON-IQ e ThinkIT em negócios. Em Maio, há "Startup Weekends" a decorrer em Coimbra e no Porto.

17 de Março de 2011 às 10:51
  • 1
  • ...
Karina Costa tem espírito de empreendedora. Desde que se conhece, que gosta de inovar: pensar em coisas novas é algo que a distrai. Não é por acaso que, aos 24 anos, tem várias ideias de negócio por explorar.

A conselho do pai, levou o Glutone para o "Startup Weekend Lisboa". A jovem quer eliminar o lixo dos restaurantes "fast-food" e, aparentemente, os júris também. Cerca de 54 horas depois de ter posto o pé no evento, sagrou-se vencedora. Agora, procura o sítio certo para testar o equipamento e os investidores que queiram arriscar na sua ideia. Para isso, conta com o apoio da APBA - Associação Portuguesa de Business Angels e da SEDES - Social and Economic Development Association. O mercado internacional está à espera da Glutone.

O Startup Weekend é um evento de 54 horas que visa promover o espírito empreendedor e lançar novos projectos empresariais. Pedro Santos é o representante da iniciativa em Portugal. Depois de ter participado no evento de Copenhaga, em 2009, nunca mais se desligou do conceito. Fez as malas para regressar a Amesterdão, onde vivia, e organizou um Startup Weekend lá.

Quando foi convidado para ser um dos representantes da organização, não hesitou. De volta a casa, quer ajudar Lisboa a fazer parte de um ecossistema europeu de empreendedorismo. Ajudou os organizadores no planeamento do fim-de-semana e agora prepara-se para apoiar as organizações das edições que se vão realizar no Porto e em Coimbra, em Maio.

Em Lisboa, participaram 140 pessoas. O Startup Weekend Lisboa tornou-se o segundo Startup Weekend com maior número de participantes. "Começámos a preparar o evento em Agosto, a tentar arranjar patrocínios, 'speakers', júris, parcerias, etc", explica João Villar, 26 anos, um dos organizadores. Juntamente com Marta Paiva, Catarina Rodrigues e Cláudia Figueiredo, trouxe para Portugal a experiência que já tinham vivido em Istambul. No dia 12 de Novembro, a maratona do empreendedorismo começava.

No primeiro dia, foram apresentadas 61 ideias e seleccionadas 24. As equipas formaram-se e os projectos foram trabalhados durante o fim-de-semana. No domingo, cada equipa tinha cinco minutos para convencer o júri que o seu projecto era uma boa ideia de negócio. Foram distinguidos seis: Glutone, ECON-IQ, Criminal Investigation, Shop-in, Amphibious Vehicles for Sightseeing e ThinkIT. O primeiro sagrou-se vencedor.

Em Lisboa, estiveram presentes, sobretudo, jovens provenientes de várias áreas de formação. Alguns já tinham os projectos avançados e procuravam contactos para lançar as empresas. "Outros vinham porque queriam abrir o seu negócio, mas ainda não sabiam bem o quê e outros vinham só à descoberta de uma nova experiência", comenta João Villar.

Duas semanas antes, tinham apenas 20 bilhetes vendidos. "Na altura, pensámos que se tivéssemos 50 participantes já era bom. O objectivo inicial era ter mais de cem pessoas. Missão cumprida", diz. Actualmente, têm conhecimento de uma ou duas empresas registadas, mas acreditam que mais projectos se tornem negócios. "Acima de tudo, fizemos crescer o 'bichinho empreendedor' dentro destes participantes", conclui.

O Startup Weekend foi lançada por jovens empreendedores, em Seattle, Washington, para facilitar a inovação. Nos últimos dois anos já ajudaram a criar 280 empresas e inspiraram cerca de nove mil empreendedores. João Villar, Marta Paiva, Catarina Rodrigues e Cláudia Figueiredo voaram para Istambul para participarem no evento e assistirem a uma conferência. Quando iniciaram a maratona de 54 horas, não houve espaço para mais nada. Renderam-se ao conceito.
Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio