O Co-creation, acessível em
www.cocreation.pt, é o sítio a procurar se tem uma ideia ou um projecto inovador que esteja ligado ao sector da energia. O "site" foi lançado recentemente pela EDP Inovação e pretende fomentar a "open innovation" em Portugal, uma estratégia que se resume na frase "abrir os olhos para o mundo". A "open innovation" coloca "várias empresas em contacto, há uma partilha aberta de trabalho com a EDP", explica Luís Castro Henriques, assessor do conselho de administração da EDP Inovação, acrescentando que o "site" é uma plataforma de partilha aberta a todos aqueles que quiserem dar a conhecer as suas ideias e onde a EDP Inovação também expõe as suas ideias e projectos. "O lado inovador do 'site' são as redes temáticas, tipo redes sociais", explica Venceslau Parreira, já que este esquema permite que os participantes possam discutir temas e ideias para o sector da energia, tanto para a EDP como para outros parceiros da empresa.
Mas a empresa não fica por aqui. O FabLab é outra face da "open innovation" na EDP Inovação. O "Fabrication Laboratory" nasceu nos
EUA, no Massachussets Institute of Technology (MIT), e chegou à EDP Inovação este ano.
É um espaço propício à invenção, onde são disponibilizados equipamentos industriais e tecnológicos que permitem a criação de protótipos e o mapeamento de ideias, podendo ser usado por qualquer pessoa que tenha uma ideia. Com experiência na matéria, Venceslau Parreira acredita que "as melhores ideias para a EDP estão pelo mundo" e, por isso, a empresa organiza ainda o Dia da Inovação - um evento que tem como objectivo colocar pessoas de diferentes sectores em contacto, proporcionando o nascimento de ideias e projectos que possam ser desenvolvidos num ambiente informal.