Notícia
Anacom reformula portal para reclamações
A Anacom lança amanhã o novo portal para atender os consumidores.
Aproveitando o dia do consumidor, a Anacom lança amanhã o novo portal dedicado aos consumidores de comunicações electrónicas e serviços postais, com uma área renovada para as reclamações.
Filipe Boa Baptista, administrador da Anacom, apresentou hoje o portal (www.anacom-consumidor.com) que estará disponível amanhã e que aposta, nesta fase inicial, em duas funcionalidades específicas - informação sobre os serviços e perguntas frequentes (Anacom responde) e novo formulário de reclemações.
Neste formulário, a Anacom pede mais informações ao reclamante, já que tem detectado que muitas das solicitações que lhe chegam não contêm elementos essenciais para prosseguir com a análise das queixas.
A Anacom recebe por mês cerca de quatro mil solicitações (entre pedidos de informação, sugestões e reclamações). Filipe Baptista explica que de um ano a ano e meio que a Anacom demorava a responder, passou-se já para uma média de mês a mê e meio. "A Anacom não consegue resolver todas as reclamações", acrescenta Filipe Baptista, para explicar que às vezes o grau de expectativa é maior do que os poderes que a Anacom tem na resolução desses conflitos. Mas quando recebe uma reclamação a Anacom pode informar onde o litígio ou conflito pode ser sanado.
Nos últimos seis anos, a Anacom recebeu mais de 150 mil solicitações e as reclamações têm vindo a aumentar.
Se amanhã vai ser lançado o portal do consumidor, a Anacom avança que a 17 de Maio vai lançar um novo simulador de preços que inclui, não apenas os telemóveis como o observatório que até aqui tinha disponbilizado, como todos os serviços e pacotes de serviços. Será o Com.escolha.
Para já o portal do consumidor terá a preocupação de dar mais informações, facilitar as reclamações e o seu tratamento, e simplicar a informação disponibilizada, diz o administrador da Anacom.
Filipe Boa Baptista, administrador da Anacom, apresentou hoje o portal (www.anacom-consumidor.com) que estará disponível amanhã e que aposta, nesta fase inicial, em duas funcionalidades específicas - informação sobre os serviços e perguntas frequentes (Anacom responde) e novo formulário de reclemações.
A Anacom recebe por mês cerca de quatro mil solicitações (entre pedidos de informação, sugestões e reclamações). Filipe Baptista explica que de um ano a ano e meio que a Anacom demorava a responder, passou-se já para uma média de mês a mê e meio. "A Anacom não consegue resolver todas as reclamações", acrescenta Filipe Baptista, para explicar que às vezes o grau de expectativa é maior do que os poderes que a Anacom tem na resolução desses conflitos. Mas quando recebe uma reclamação a Anacom pode informar onde o litígio ou conflito pode ser sanado.
Nos últimos seis anos, a Anacom recebeu mais de 150 mil solicitações e as reclamações têm vindo a aumentar.
Se amanhã vai ser lançado o portal do consumidor, a Anacom avança que a 17 de Maio vai lançar um novo simulador de preços que inclui, não apenas os telemóveis como o observatório que até aqui tinha disponbilizado, como todos os serviços e pacotes de serviços. Será o Com.escolha.
Para já o portal do consumidor terá a preocupação de dar mais informações, facilitar as reclamações e o seu tratamento, e simplicar a informação disponibilizada, diz o administrador da Anacom.