Notícia
Sites do Expresso e SIC pirateados. Hackers exigem resgate
Ataque levado a cabo na madrugada deste domingo está a impedir o acesso aos sites do grupo Imprensa, como o jornal Expresso, a SIC, a SIC Notícias e a Blitz. Grupo fundado por Francisco Pinto Balsemão confirma ataque.
Na página do Twitter do jornal, o Lapsus Group, que foi o mesmo que atacou o sistema informático do Ministério da Saúde brasileiro, no mês de dezembro, publicou um link do Telegram com a legenda "Lapsus$ é oficialmente o novo presidente de Portugal".
Em causa está um tipo de ataque informático conhecido como ransomware, que restringe o acesso a um sistema infetado, exigindo um pagamento em troca do desbloqueio dos serviços.
Num comunicado lido na manhã deste domingo na SIC Notícias, o grupo Impresa - que detém a SIC e o Expresso - confirmou o ataque informático, adiantando que "algumas das suas páginas nasneg redes sociais estão, temporariamente, indisponíveis, aparentemente alvo de um ataque informático". O grupo de comunicação social garante ainda que "estão a ser desencadeadas ações no sentido de resolver a situação."