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Portugueses subscreveram menos canais premium de televisão no segundo trimestre
São cada vez mais os lares que subscrevem pacotes de telecomunicações, onde está a televisão. Mas o número de lares com canais pagos diminuiu.
No final do segundo trimestre de 2014 existiam cerca de 3,25 milhões de assinantes do serviço de TV por subscrição (TVS), mais 1,2% que no trimestre anterior e mais 3,3% que no homólogo.
"O crescimento do serviço deveu-se às ofertas suportadas em fibra óptica (FTTH/B) e xDSL, cujo número de clientes aumentou 7,5 e 2,2%, respectivamente, em relação ao trimestre anterior", explicou a Anacom.
O regulador acrescenta que o número de assinantes dos serviços de distribuição de TV por cabo e DTH diminuiu, respectivamente, 0,7 e 1,1% no mesmo período.
No segundo trimestre, cerca de 18,6% dos lares com TV por subscrição tinham acesso a canais premium, o que representa uma redução de 0,9 pontos percentuais face ao trimestre anterior.
A Anacom refere que a factura média dos subscritores de mais do que um serviço, onde estava incluída a televisão, baixou no segundo trimestre.
No período em análise, o serviço de distribuição de TV por cabo representava 42,7% do total de assinantes, enquanto o xDSL representava 22,2% e o DTH 18,2%. A fibra ótica (FTTH/B) representava 16,9% do total de assinantes, sendo a tecnologia que mais tem vindo a crescer.
Assim, a Anacom estima "que cerca de 8 em cada 10 assinantes de TV por subscrição dispunham deste serviço integrado em pacote". O número de assinantes com o serviço de TV por subscrição integrado num pacote aumentou 3%, no período em análise.
Já 61,6% dos lares dispunham de mais de 80 canais, o que representa um aumento de 12,6 pontos percentuais em termos homólogos.
Quanto a quotas de mercado, o Grupo Nos detém a quota mais elevada de assinantes de TV por subscrição, com um total de 45,3%, contudo inferior à registada no trimestre anterior (46,4%) e no trimestre homólogo (47,8%). Seguem-se a PTC, a Cabovisão e a Vodafone com quotas de 41,9%, 6,7% e 5,9%, respectivamente.
A Anacom conclui que a Vodafone "foi o prestador que, em termos líquidos, mais assinantes captou neste período". Quer a PTC, quer a Cabovisão também registaram perdas de quota de mercado, neste período.