Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal poderá ultrapassar os 250 festivais de música em 2017

Os festivais de música têm-se afirmado como um campo privilegiado para as marcas estarem presentes. Para 2017, ano de eleições autárquicas, já estão confirmados 166 destes eventos. A tendência tem sido antecipar os anúncios do cartaz, para fazer mexer o negócio.

Paulo Duarte/Negócios
18 de Maio de 2017 às 20:33
  • 5
  • ...
Há já 166 festivais de música anunciados para 2017 em Portugal. O número deverá ainda aumentar até ao final do ano, superando os 249 realizados em 2016, prevê a Aporfest – Associação Portuguesa de Festivais de Música.

O cenário é justificado não só pela melhoria do clima económico mas também pelo facto de este ser um "ano de eleições", explica a associação. Os anúncios de data, localização e primeiros nomes de convidados estão, também eles, a ser feitos com maior antecedência.

Porquê? Numa tentativa de ganhar destaque na imprensa, posicionar o festival e fidelizar o público e fazê-lo ser porta-voz do evento junto da respectiva rede de contactos. Com isto, acrescenta a Aporfest, é também possível aproveitar a época de Natal e antecipar um maior volume de vendas, aumentando o poder de negociação.

No ano passado realizaram-se mais 39 festivais do que em 2015 e, pela primeira vez desde 2013, inverteu-se a subida no número de festivais que deixam de existir. Contudo, tal não indica uma "área suficientemente maturada e rentável", explica um porta-voz da Aporfest ao Negócios.

A música levou ao terreno mais de dois milhões de pessoas num ano em que se estrearam outros 64 festivais. O estudo da Aporfest mostra que existiram 22 festivais com referência ao patrocinador no nome. Os três preferidos dos portugueses comprovam-no: Nos Alive (19%), Super Bock Super Rock (15%) e Vodafone Paredes de Coura (13%).

Para 2017, a três meses de abrir portas, o Nos Alive estava completamente esgotado. É a primeira vez que tal acontece com tamanha antecedência. Pelo passeio marítimo de Algés passarão mais de 165 mil pessoas de 6 a 8 de Julho.

Os festivaleiros dividem-se quanto à importância da presença de marcas nestes eventos de música: 45% diz que esta melhora a experiência, 41% diz ser indiferente.

No campeonato da memória é à Vodafone que cabe a liderança (16%), seguida da rival Nos com 15%. Super Bock, EDP, Meo, Heineken e Caixa Geral de Depósitos figuram ainda na lista de associação.
Ver comentários
Saber mais Nos Alive Super Bock Super Rock Vodafone Paredes de Coura Nos Vodafone Aporfest festival música entretenimento lazer
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio