Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Festivaleiros vão em média a 2,7 festas de música

Esta quinta-feira foi apresentado o perfil do festivaleiro em 2016 no fórum Talkfest.

09 de Março de 2017 às 17:08
  • ...

O poder de compra dos portugueses que frequentaram festivais de música aumentou em 2016 e isso reflectiu-se no consumo nesses eventos, segundo um estudo da Associação Portuguesa de Festivais de Música (Aporfest) divulgado esta quinta-feira, 9 de Março.

 

Na apresentação do "perfil do festivaleiro 2016", em Lisboa, no fórum Talkfest, o presidente da Aporfest, Ricardo Bramão, revelou que os inquiridos neste estudo têm um rendimento mensal entre 500 e 1.000 euros. Em 2015, o rendimento médio era até 500 euros.

 

Segundo o responsável, em 2016 houve mais espectadores a gastar diariamente entre 10 e 20 euros nos festivais de música.

 

"Os festivais colocam mais conteúdos para que os festivaleiros fiquem mais tempo no recinto e melhoraram várias áreas, como a restauração", disse Ricardo Bramão.

 

No total, em 2016 foram contabilizadas 2,1 milhões de entradas em 249 festivais de música, dos quais 64 aconteceram pela primeira vez. Em 2015 eram 210 festivais e 1,8 milhões de entradas.

 

"Notamos que há um conjunto de festivais intermédios, como o Med Loulé, o Sol da Caparica ou o Bons Sons, que está a crescer, mas a diferença acentua-se" em relação a festivais de dimensão maior, disse Ricardo Bramão.

 

Olhando para o panorama dos festivais de música, a Aporfest refere que "há muitos festivais de pequena dimensão e pode haver uma certa canibalização entre eles".

 

Traçando o perfil, o estudo mostra que o espectador dos festivais é maioritariamente feminino (69%), tem entre 21 e 24 anos, é solteiro e licenciado.

 

Em média, esteve em 2,7 festivais de música em 2016, a maioria de rock, música alternativa e independente.

 

Sessenta por cento dos espectadores inquiridos diz que aproveita a ida a um festival para outras actividades culturais e turísticas.

 

Em 2016, os participantes preferiam os festivais de música Nos Alive, Super Bock Super Rock e Vodafone Paredes de Coura.

 

Este ano, 85% gostaria de ir a festivais no estrangeiro.

 

As marcas mais recordadas pelos espectadores em 2016 - associadas a festivais de música - foram as empresas Vodafone, Nos, Super Bock e EDP.

 

O estudo foi feito no final de 2016 pela internet, tendo sido validadas 1.217 respostas.

 

Esta é a quarta edição do "perfil do festivaleiro", publicado pela Aporfest.

Ver comentários
Saber mais Festivais música Talkfest perfil
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio