Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Media privados dizem que apoio de 15 milhões "fica aquém do justo e necessário"

A Plataforma de Media Privados considera que a medida de emergência aprovada pelo Governo "pouco ou nada" acrescenta aos valores tradicionalmente aplicados em campanhas institucionais.

17 de Abril de 2020 às 20:32
  • 8
  • ...

Era uma das soluções propostas pela Plataforma de Media Privados (PMP) para o setor dos media, mas nem por isso a organização que reúne vários grupos de comunicação social ficou convencida com o anúncio feito esta sexta-feira pelo Governo. 

Em comunicado, a PMP, que representa os grupos Cofina, Impresa, Renascença, Público, Global Media e Media Capital, sublinha que os 15 milhões de euros que o Estado vai aplicar na compra de publicidade institucional ficam "muito aquém do justo e necessário, pouco ou nada acrescentando às verbas tradicionalmente inscritas em sede orçamental para os mesmos fins".

A PMP destaca que a aquisição de publicidade institucional é uma medida "adequada" para compensar as "brutais quebras de receitas" que o setor enfrenta por causa da pandemia, deixando registada a "declaração do Governo de que esta é uma medida transitória e que será revisitada em função das necessidades". Na apresentação da medida, que teve lugar esta sexta-feira, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, reconheceu que pode vir a ser necessário reforçar o valor do apoio. 

Na mesma nota, a plataforma revela ainda preocupações quanto à distribuição do montante. "Esperamos que os critérios de repartição sejam os mais correctos, como vimos defendendo, e que os mecanismos burocráticos do Estado não dificultem a sua fluidez".

Os media privados representados pela PMP esperam que os preços de contratação das campanhas sejam "no mínimo, equivalentes aos médios de mercado", e demonstram reservas sobre "o número e a natureza das entidades que serão chamadas a regular este processo".

A plataforma, que tem Luís Nazaré como diretor-executivo, mostra-se disponível para discutir com o Governo as medidas para o "dia seguinte", já que o Governo revelou que após a medida de emergência serão adotadas outras soluções de apoio à imprensa.

"Para isso, será necessário ultrapassar as dificuldades do presente e encarar o futuro próximo numa perspectiva de progresso e reparação das injustiças a que nos vemos sujeitos. Seria inútil uma mão cheia de nada", concluem os responsáveis das empresas de media. 

Ver comentários
Saber mais Plataforma de Media Privados PMP media
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio