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Lucros da Media Capital sobem para 9,3 milhões em 2024. Compra falhada da Nowo ajudou
A dona da TVI destaca que os rendimentos operacionais cresceram 17% para 176,9 milhões, com uma subida de 7% das receitas de publicidade, que superaram os 100 milhões. O pagamento de 10 milhões recebido pela compra falhada da Nowo foi decisivo.
A Media Capital registou uma subida dos lucros para 9,26 milhões de euros no ano passado, disse o grupo em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) esta quinta-feira. A empresa assinala a "forte evolução face ao ano anterior" do resultado líquido, que em 2023 tinha sido de pouco mais de 300.000 euros.
A empresa explica que "o ano ficou marcado por um ganho não recorrente, referente à tentativa de compra de uma distribuidora de televisão, processo esse que acabou por não se concretizar". Em agosto, a Media Capital encaixou 10 milhões de euros com o fim das negociações pela compra da Nowo, comunicou a empresa na altura à CMVM.
Em causa estavam as condições de exclusividade até 2 de agosto acordadas com dona da Nowo, a espanhola Lorca, "joint venture" entre a Orange e a MásMóvil, que acabou por vender a operadora à Digi por 150 milhões de euros.
A Media Capital, que detém os canais TVI, CNN Portugal e a produtora Plural destaca também que os rendimentos operacionais cresceram 17% para 176,9 milhões, com a subida de 7% das receitas de publicidade. O grupo refere que, "apesar do crescimento da atividade, os gastos operacionais ajustados mantiveram-se controlados", atingindo os 152,5 milhões. O EBITDA ajustado foi de 24,4 milhões.
No comunicado, a empresa faz também um balanço positivo de 2024: "O Grupo Media Capital destacou-se em todos os segmentos de negócio: reconquistou a liderança da televisão generalista (TVI), manteve-se como líder nos canais de informação (CNN Portugal), lançou um novo canal generalista em pay-tv (V+TVI), destacou-se na liderança dos meios digitais e fortaleceu a produção de ficção e entretenimento - não só para Portugal, mas também internacionalmente".
No segmento de Televisão, Digital e Entretenimento, os rendimentos operacionais totais cresceram 6% face a 2023, impulsionados em grande parte pelas receitas de publicidade, que atingiram os 105,5 milhões, "devido ao aumento do investimento publicitário, tanto nos canais generalistas como nos canais temáticos".
A dívida líquida "manteve-se dentro das expectativas do grupo para a sua evolução", refere a empresa. A 31 de dezembro de 2024, a dívida da Media Capital situava-se nos 29,3 milhões. Já o investimento cifrou-se em 9,1 milhões, "resultado da estratégia de modernização e inovação que o grupo tem vindo a concretizar".