Notícia
Jornalistas debatem profissão 19 anos depois
Até ao momento há entre 550 a 600 inscritos no Congresso dos Jornalistas que vai decorrer em Janeiro, quase 19 anos depois do último encontro nacional. Michael Rezendes, jornalista galardoado pela investigação conhecida como Spotlight, é um dos oradores.
De 12 a 15 de Janeiro o Cinema São Jorge, em Lisboa, vai ser o palco do 4º Congresso dos Jornalistas. O evento, que vai debater o estado do jornalismo, marca o regresso do encontro nacional do sector após 19 anos, mas também a primeira vez que é promovido em conjunto pelo Sindicato dos Jornalistas, Clube de Jornalistas e Casa da Imprensa . Os congressos anteriores contaram com a organização do Sindicato, explicou ao Negócios Maria Flor Pedroso, presidente da comissão organizadora.
Até ao momento, a organização do evento recebeu entre 550 a 600 inscrições, um número que está em linha com a última edição mas que deverá aumentar tendo em conta que o prazo acaba no próximo dia 15 de Janeiro, sublinhou a jornalista da Antena 1.
Questionada sobre as expectativas para o encontro, que durante quase 19 anos esteve parado, Maria Flor Pedroso sublinhou que o "grande desafio do congresso é que as conclusões não fiquem só no papel". Na última edição, que se realizou-se em Março de 1998, "tivemos um congresso muito interessante com conclusões muito interessantes, mas que não foram postas em prática".
Agora, o objectivo passa por conseguir preencher " uma folha A4 com 10 ou 12 conclusões que possam ser postas em prática", frisou.
O estado actual do jornalismo, a relação com as fontes, o papel das universidades e dos estágios curriculares e as questões relacionadas com a regulação e ética da profissão, vão ser alguns dos temas abordados durante o congresso.
Um dos convidados do primeiro dia do evento para debater estes temas é o lusodescendente Michael Rezendes, jornalista que recebeu o prémio Pulitzer de Serviço Público em 2003 pelo trabalho de investigação no The Boston Globe contra acusações à Igreja Católica Romana, conhecido como o "Caso Spotlight".
Nic Newman, da Reuters Institute, e Madhav Chinnappa, responsável do departamento "News & Publishers" da Google vão marcar presença no segundo dia do 4º Congresso dos Jornalistas.
E para ajudar a preencher o folha das conclusões durante o evento vão também ser apresentados dois estudos sobre a actual situação e condições de trabalho do sector, bem como da situação profissional dos jornalistas.