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GfK vai medir as audiências televisivas no Brasil

A empresa de estudos de mercado, que tem sido contestada pelos canais portugueses no que toca à medição das audiências, foi a escolhida para monitorizar as audiências de quatro das maiores redes de televisão do Brasil.

20 de Agosto de 2013 às 13:28
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A partir de 2014, a GfK vai passar a ser a empresa que medirá as audiências de quatro redes de televisão brasileiras – RedeTV, Bandeirantes, SBT e Record. A GfK vai assim substituir o Ibope, que era há vários anos o responsável pela monitorização das audiências no mercado brasileiro.

 

A escolha da GfK resulta da opção dos quatro canais por “um sistema de medição mais robusto”, indica o vice-presidente do SBT, José Roberto Maciel, em comunicado.

 

Por seu lado, a GfK pretende começar já a trabalhar no mercado brasileiro, apesar de as medições começarem apenas no final de 2014. A empresa irá começar a desenvolver o seu trabalho ainda no terceiro trimestre de 2013, dando início ao período “start up”, que vai envolver a fase de composição de um painel de audimetria nacional. É intenção da GfK definir um painel agregador de seis mil lares, distribuídos por 15 zonas distintas. O painel deverá estar concluído, segundo indica a GfK no final de 2014.

 

A GfK, recorde-se, foi a empresa de estudos de mercado escolhida pela Comissão de Análise de Estudos de Meios (CAEM) para medir as audiências televisivas dos canais de sinal aberto em Portugal.

 

Há mais de um ano que a medição das audiências feita pela GfK tem sido contestada pela RTP e TVI. As duas estações acabaram por abandonar a CAEM no início de Maio, na sequência de uma deliberação da direcção da comissão, que rejeitou uma auditoria ao sistema de medição de audiências televisivas pedida pelas duas estações.

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