Notícia
Fox avança com compra da Sky por 13,9 mil milhões
A Fox oficializou a oferta de compra pelo resto do capital da Sky, oferecendo um prémio de 36% face ao valor de fecho das acções na última quinta-feira, dia anterior às notícias sobre este negócio.
A 21st Century Fox anunciou que avançou formalmente com a oferta pelo controlo exclusivo da Sky. Oferece 11,7 mil milhões de libras (13,9 mil milhões de euros), ou 10,75 libras por cada acção.
O que significa que Rupert Murdoch oferece um prémio de 36,16% face à cotação de fecho das acções da Sky na última quinta-feira, dia que antecedeu as notícias sobre o interesse da Fox na compra do restante capital da estação de televisão britânica.
A Fox, já detém 39% do capital da Sky, avançou assim com esta operação, numa altura em que Murdoch está a tentar consolidar o império de televisão. A oferta avalia a Sky em 18 mil milhões de libras.
Para que a operação se conclua, serão agora necessárias as aprovações dos reguladores.
O sector de media está assim em alvoroço. Este negócio segue a compra da Time Warner pela AT&T, por 85,4 mil milhões de dólares.
Em Portugal, a Prisa colocou a Media Capital à venda e os franceses da Altice estarão entre os interessados, uma notícia que foi avançada pelo Expresso há cerca de um mês.
Entretanto, o banco de investimento Haitong emitiu uma nota de análise onde considera que a Nos poderá avançar para a compra da Impresa, dona da TVI, caso avance o negócio entre a PT Portugal/Altice e a Media Capital, dona da TVI. Esta análise teve por base declarações do presidente da Nos, Miguel Almeida, ao Expresso: "Se a Altice/PT comprar a TVI e os reguladores não fizerem nada, haverá guerra".