Notícia
Facebook vai ajudar a medir audiências das televisões
O número de pessoas que usam "smartphones" e "tablets" enquanto vêem televisão levou a Nielsen a alargar os seus métodos de monitorização. A nova ferramenta arranca no primeiro semestre deste ano.
A empresa de estudos de mercado Nielsen vai passar a utilizar os comentários e apreciações dos utilizadores da Facebook sobre programas televisivos na sua metodologia de medição das audiências das cadeias de televisão.
O anúncio da parceria com a rede social foi feito esta quarta-feira, permitindo incluir as opiniões dos seus utilizadores sobre programas de televisão no sistema de medição de audiências. A nova ferramenta, designada "Social Content Ratings", também vai integrar as opiniões dos espectadores no Twitter, que já são monitorizadas há três anos.
A presença nas duas redes sociais vai permitir medir 24 horas por dia a resposta dos espectadores tanto a programas na televisão dita tradicional como daqueles que são distribuídos por plataformas online via internet. De acordo com a Nielsen, cerca de 60% dos utilizadores de "smartphones" e "tablets" usam estes dispositivos várias vezes por semana enquanto vêem televisão, partilhando com os seus amigos opiniões sobre os programas a que assistem.
O serviço será lançado no primeiro semestre deste ano e estará disponível em quatro mercados: EUA, México, Itália e Austrália.
A entrada em mais uma rede social segue-se a críticas do sector publicitário sobre a alegada falta de adaptação dos métodos de medição de audiências à evolução tecnológica dos últimos anos, que dificultam por exemplo o retrato do público que assiste a séries no serviço de televisão por internet, de que o Netflix é o exemplo mais conhecido.