Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

ERC dá parecer favorável à indigitação de José Vieira de Andrade para CGI da RTP

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) deu parecer favorável à indigitação do professor catedrático José Carlos Vieira de Andrade para o Conselho Geral Independente (CGI) da RTP, órgão que supervisiona a estação pública.

RTP
04 de Outubro de 2017 às 23:03
  • ...

Numa nota publicada no seu 'site', a ERC informa que, na reunião desta quarta-feira à tarde, o conselho regulador considerou não ter "quaisquer dúvidas de que o Professor Doutor José Carlos Vieira de Andrade reúne as qualidades" para assumir o cargo, desde logo pela sua "indiscutível credibilidade e idoneidade pessoal" e pelo seu "riquíssimo currículo".

 

Além disso, segundo aquela estrutura, Vieira de Andrade não apresenta "quaisquer das incompatibilidades susceptíveis de obstar à sua indigitação para o cargo em referência" e que possam pôr em causa os estatutos da RTP.

 

"Em face do exposto, [...] o conselho regulador delibera dar parecer favorável à indigitação do Professor Doutor José Carlos Vieira de Andrade para membro do Conselho Geral Independente da RTP", indica a mesma informação.

 

Recordando que este parecer não tem carácter vinculativo, a ERC aponta ainda que a indigitação "não permitirá, por si só, o cumprimento" da norma dos estatutos da estação pública que estipula uma "adequada representação geográfica, cultural e de género" no CGI, devido às "dificuldades associadas à implementação desta exigência".

 

O prazo para a ERC se pronunciar sobre o nome de sobre Vieira de Andrade no CGI da RTP, proposto pelo Conselho de Opinião, terminou na segunda-feira.

 

Questionado pela Lusa sobre este atraso, o regulador dos 'media' indicou que "o 'timing' desta pronúncia é tido pela ERC como o adequado, já que permitiu o desenvolvimento de todas as diligências que considerou oportunas, para a melhor apreciação do tema".

 

Em 9 de Junho, o CGI realizou o sorteio para a saída de três membros, ou seja metade, conforme o que consta na lei, que terminam o seu mandato em 11 de Setembro.

 

Ana Lourenço (indigitada pelo Governo), Manuel Silva Pinto (Conselho de Opinião) e Álvaro Dâmaso (cooptado) terminaram o mandato, sendo que se mantêm no cargo António Feijó, até agora presidente do órgão, Simonetta Luz Afonso e Diogo Lucena.

 

Pelo Governo, foi indigitado o diplomata Seixas da Costa, nomeação sobre a qual a ERC informou, em meados de Setembro, não ter chegado a consenso devido a "incompatibilidades" com os estatutos da RTP. O outro lugar em substituição será cooptado.

 

Nascido em Coimbra, em 6 de Junho de 1949, José Carlos Vieira de Andrade é professor catedrático na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (FDUC), na área de Direito Público: Direito Constitucional (direitos fundamentais) e Direito Administrativo Geral, sendo também coordenador de doutoramento em Direito Público.

 

É também responsável pelo grupo de investigação "Crise, sustentabilidade e cidadanias", do Instituto Jurídico da FDUC. Vieira de Andrade é ainda autor de vários livros e artigos, entre os quais na área da comunicação social.

Ver comentários
Saber mais ERC Doutor José Carlos Vieira de Andrade Conselho Geral Independente da RTP CGI Ana Lourenço António Feijó Manuel Silva Pinto Álvaro Dâmaso Simonetta Luz Afonso Seixas da Costa Diogo Lucena media
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio