Notícia
Disney negoceia compra da maioria dos activos da 21st Century Fox
A operação poderá rondar 20 a 30 mil milhões de dólares e seria “um sonho tornado realidade”, dizem analistas.
A Walt Disney tem estado em negociações com a empresa de Rupert Murdoch para comprar a maior parte dos activos da 21st Century Fox, de acordo com fontes próximas do processo, citadas pela imprensa internacional. As mesmas fontes não excluem a possibilidade de haver outros interessados nos activos da empresa de media de Murdoch.
As acções estão a reagir em alta. A Fox já ontem disparou mais de 9% no mercado americano. Esta terça-feira está a subir mais de 5% na Alemanha. A subida recente das acções da Fox avalia a empresa acima dos 49 mil milhões de dólares, realça o FT. Já a Disney avança mais de 2%, avaliando esta empresa em cerca de 155 mil milhões de dólares.
A CNBC noticiou que estavam a decorrer negociações preliminares entre as duas empresas, com as discussões concentradas nos activos de notícias e desporto. Já o Financial Times diz que foi a Fox que se colocou à venda, tendo atraído a atenção de várias empresas como a Verizon, a Charter Communications e a Amazon.
Esta operação seria "um sonho tornado realidade", afirmou à CNBC a analista Laura Martin. A analista estima que este negócio custe entre 20 a 30 mil milhões de dólares à Disney, sublinhando que quer a Disney quer a Fox ganhariam mais dinheiro com esta operação do que mantendo as actividades separadas. A analista realça que esta fusão seria "mortal para a Netflix".
A CNBC, que foi quem deu a notícia em primeira mão, adianta que as duas empresas estiveram em conversações nas últimas semanas, não estando agora a encetar qualquer contacto.