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CMTV reforça aposta no entretenimento com telenovela
A CMTV vai começar a transmitir a telenovela "A Escrava Isaura" mantendo a informação como foco da grelha. Octávio Ribeiro relembrou que o objectivo do canal é estar em casa de todos os portugueses e critica o alargamento da TDT não ser aberto a privados.
O canal do grupo Cofina, que celebra três anos no dia 17 de Março, vai começar a transmitir a telenovela brasileira "A Escrava Isaura", uma novidade que "visa reforçar a nossa aposta no entretenimento e captar mais público", explicou Paulo Fernandes, CEO da Cofina, esta quinta-feira, 11 de Março, durante a apresentação da nova grelha.
O responsável sublinhou, contudo, que o foco do canal vai continuar a ser a informação: "Podemos definir a CMTV como um canal onde a informação tem sempre prioridade", acrescentou.
"Ainda não passaram dois meses desde que a CMTV entrou na plataforma Nos, estando presente em 85% dos lares, e já se bate pela liderança dos canais concorrentes. Nos últimos 30 dias já bateu a liderança oito vezes", sustentou.
Octávio Ribeiro, director da CMTV, relembrou que "tínhamos apontado o Verão como o momento em que iríamos disputar a liderança. Afinal, já estamos (a disputar)". "Este mês, nos nove dias de audiência, a CMTV ganhou cinco", adiantou.
Para o jornalista, a nova telenovela, produzida entre 2004 e 2005 pela Rede Record (a primeira versão de "A Escrava Isaura" é de 1976) e que vai começar a ser transmitida no dia 21 de Março no horário das 14:30, "vai dar força, mais músculo ao entretenimento", não tirando a força "ao braço da informação".
À margem do evento, Octávio Ribeiro comentou que para já não está previsto o lançamento de novelas com produção nacional. E relembrou que o objectivo da CMTV é "estar em casa de todos os portugueses". Actualmente está presente nas plataformas da Meo e da Nos.
Quanto ao alargamento da oferta de canais na TDT, considera que é um tema essencial.
A introdução de mais canais da RTP, nomeadamente a RTP3 e a RTP Memória, na TDT tem estado em debate no Parlamento depois do Bloco de Esquerda ter apresentado uma proposta de lei.
"Acho que é uma vergonha. Acho que deve ser ponderado o alargamento da oferta da TDT". "Mas não é pondo mais lixo público na TDT que se melhora a oferta", acrescentou. A oferta deveria ser "aberta também aos privados", defendeu.
Questionado sobre se a CMTV estaria interessada em entrar na corrida caso houvesse um concurso para a introdução de mais canais na TDT, Octávio Ribeiro comentou que "seria uma decisão de accionistas".
O canal com a marca do Correio da Manhã foi lançado em Março de 2013, tendo começado por ser exclusivo da Meo. A partir de 14 de Janeiro deste ano alargou a sua presença à Nos, passando a estar presente em 85% dos lares com televisão paga em Portugal.
A CMTV tem emissão diária durante 24 horas e conta com uma equipa directa de 80 pessoas, mas envolve diariamente mais de 450 profissionais de informação.