Notícia
Alberto da Ponte: “Resultados da RTP foram negativos” em 2012
O presidente da RTP, Alberto da Ponte, esclareceu que os resultados da RTP “foram negativos”, apesar da estação pública ter apresentado, esta quarta-feira, um resultado líquido positivo de 41,4 milhões. “Estes resultados foram resultado de efeitos extraordinários que não se voltarão a repetir-se”, acrescentou o gestor.
Apesar da RTP ter apresentado lucros de mais de 40 milhões de euros, Alberto da Ponte desvalorizou este facto, uma vez que retirando o efeito extraordinário, a estação pública registou perdas de 200 mil euros.
“Não se vai voltar a sentir o efeito (do empréstimo) Eurogreen, as taxas de juro não vão descer mais, não haverá mais recurso a provisões e os subsídios se tiverem algum efeito são negativos”, detalhou Alberto da Ponte, na apresentação dos resultados da estação pública.
As receitas da RTP, no período em análise caíram 18% para os 259 milhões de euros, arrastadas pela “quebra das receitas comerciais devido à quebra do mercado da publicidade e da mudança do painel da audiometria”.
Os gastos operacionais cairam 22%, para os 240 milhões de euros, enquanto os custos externos com a grelha caíram 8%, para os 96,6 milhões de euros.
“Temos que continuar a poupar nos custos excessivos para pôr a liquidez no desenvolvimento” da empresa, referiu o gestor.
O capital próprio da RTP está negativo em 83,3 milhões de euros, “o que é próximo da sustentabilidade de balanço”, referiu Alberto da Ponte.