Notícia
Vista Alegre reduz perdas em 2014
O Grupo Vista Alegre Atlantis cortou em cerca de metade os prejuízos do ano passado, face a 2013. As receitas aumentaram e o EBITDA cresceu.
Em 2014, o grupo VAA registou um resultado líquido negativo de 1,9 milhões de euros, uma melhoria face às perdas de 4,01 milhões um ano antes.
O volume de negócios aumentou 20%, de 54,1 milhões para 65,2 milhões de euros.
Já o EBITDA (resultado antes de juros, impostos, depreciação e amortização) cresceu 38% para 2,26 milhões de euros, quando e 2013 tinha sido de 1,64 milhões.
"A rentabilidade dos segmentos da área cerâmica continua a melhorar, fruto do aumento das vendas nos canais retalho próprio, hotelaria e promocional e também do contínuo crescimento das subsidiárias no Brasil e EUA", sublinha a empresa no comunicado sobre os resultados divulgado na CMVM.
Por outro lado, acrescenta o documento, "registou-se um prejuízo elevado no segmento do cristal e vidro, devido à diminuição das vendas e à redução do nível de produção por força do investimento realizado no forno do cristal".
Os encargos financeiros cresceram 42% face ao ano de 2013, devido ao aumento dos financiamentos necessários para realizar os investimentos previstos, nomeadamente na nova fábrica da Ria Stone, e para apoiar a actividade operacional de curto prazo, diz o Grupo VAA.
No que respeita às exportações, "continuaram a registar um bom crescimento, representando 62% do total das vendas, um crescimento de 33% face a período homólogo".