Notícia
Vicente de Alcanede compra Izidoro ao fundo ECS Capital
A Valsabor, de Fernando Vicente, firmou a aquisição da Montalva, em conjunto com a equipa de gestão da dona de produtos de talho, charcutaria e mercearia das marcas Izidoro e Damatta, formando um grupo com mais de 2.500 trabalhadores.
Fundado e liderada por Fernando Vicente, que começou a formar o seu império de abate e transformação de carne em 2002, quando adquiriu a então Carnes Valinho, o grupo que detém a Valsabor firmou a aquisição da Montalva, produtor agroalimentar especialista em proteína animal e vegetal, conhecida pela marca Izidoro.
A Valmo, que pertence à Valsabor, já notificou a Autoridade da Concorrência para a aquisição da Monte D’Alva (Montalva), que é detida pelo Fundo de Reestruturação gerido pela "private equity" ECS Capital.
Uma operação liderada pelo grupo de Fernando Vicente, que conta nesta operação com a participação da equipa de gestão da Montalva, que é presidida por Luís Rodrigues.
Em declarações ao Negócios, fonte oficial do grupo dono da Izidoro adiantou que "está a ser equacionada a realização de uma operação de aquisição envolvendo um parceiro estratégico, a Valsabor, e a equipa de gestão da Montalva", realçando que "uma eventual operação terá sempre o intuito de potenciar o desenvolvimento da empresa e de continuar a criar valor para todos - consumidores, clientes, colaboradores, fornecedores e parceiros".
Com mais de 1.500 trabalhadores e uma faturação de 700 milhões de euros, o grupo da Valsabor deverá agora, assim que obtenha luz verde do regulador, juntar à sua vasta paleta de empresas a Montalva, que fatura cerca de 200 milhões de euros e emprega mais de mil pessoas.
A Valsabor insere-se no grupo de empresas designado Valgrupo, sendo que as restantes operam na produção e comércio de suínos brancos; fabrico de rações, pré-misturas e rações medicamentosas para animais; transporte de animais, rações e carnes; inseminação artificial de suínos; abate e transformação de aves; análises laboratoriais e comércio de produtos farmacêuticos para animais.
Sediado em Alcanede, concelho de Santarém, o grupo produz cerca de 1,8 milhões de suínos, 750 mil perus e ainda quatro mil bovinos.
Já o grupo Montalva, que conta com três dezenas de explorações de produção animal e oito unidades industriais em Portugal, tem por atividade principal o abate e transformação de carnes, estando igualmente ativa na criação e comércio de suínos brancos vivos e no fabrico e comércio de rações.
(Notícia atualizada às 12:21)