Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sumol+Compal conclui venda da S+C Marcas à Castel

A fabricante de sumos e refrigerantes tem a expectativa de obter uma mais-valia de 15,24 milhões de euros com alienação de 49,9% da Sumol+Compal Marcas à Castel, dona da cerveja angolana Cuca.

Reuters
02 de Janeiro de 2015 às 13:49
  • 1
  • ...

O grupo francês Castel já é detentor de 49,9% da Sumol+Compal Marcas, até há pouco tempo detida em 100% pela "holding" cotada Sumol+Compal. De acordo com o comunicado divugado ao mercado na passada quarta-feira, 31 de Dezembro, as acções equivalentes a 49,9% da S+C Marcas "foram definitivamente transmitidas à Copagef, tendo esta concretizado o pagamento do preço acordado".

 

A Copagef SA é uma "sociedade anónima de direito francês, com sede em Paris" que pertence à multinacional de bebidas Castel – líder nos vinhos franceses e segundo maior operador no sector da cerveja e refrigerantes em África. É, em Angola, um dos accionistas da produtora da cerveja Cuca.

 

Por 88,18 milhões de euros, a Castel (através da subsidiária Copagef) fica com 49,9% da S+C Marcas, mas a S+C, através de um acordo parassocial com os franceses garante "o domínio sobre a S+C Marcas, continuando a assegurar a eleição da maioria dos membros do conselho de administração".

 

Além disso, com o negócio da venda da parte minoritária da S+C Marcas, a Sumol+Compal estima realizar ainda uma mais-valia de 15,24 milhões de euros, como anunciara a 14 de Novembro ao mercado.

 

E, não menos importante, "tem a expectativa de esta alteração na estrutura accionista da S+C Marcas vir a contribuir para o desenvolvimento significativo das suas principais marcas nalguns mercados africanos".

 

A S+C tem uma unidade produtiva em Moçambique, e tem a ambição de ter outra fábrica em Angola, para onde já exporta. A Castel, por seu turno, tem já seis unidades produtivas só em Angola, incluindo cerveja (Cuca), refrigerantes (como, por exemplo, o licenciamento da Coca-Cola), e embalagens (Vidrul).

 

Em Junho passado, citado pelo Jornal de Angola, Pierre Castel, CEO do grupo francês, estimava em "mais de mil milhões de dólares" o investimento acumulado pela Castel desde 1992 nas unidades produtivas detidas em Angola. O grupo tem ainda subsidiárias em mais 14 países africanos, desde Marrocos ao Gabão.

 

As acções da Sumol+Compal encerraram a sessão de 31 de Dezembro a recuar 1,05%, para 1,12 euros. Hoje ainda não negociaram.

Ver comentários
Saber mais Sumol+Compal Sumol+Compal Marcas Copagef Castel Angola Cuca Coca-Cola Moçambique
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio