Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Rio Tinto escolhe Jean-Sébastien Jacques como novo CEO

A multinacional Rio Tinto, a segunda maior empresa do sector mineiro do mundo, escolheu Jean-Sébastien Jacques para suceder a Sam Walsh no cargo de CEO. Jacques assume funções em Julho deste ano. As acções dispararam em Londres.

17 de Março de 2016 às 14:07
  • ...

A Rio Tinto, com sede em Londres, informou esta quinta-feira, 17 de Março, que escolheu Jean-Sébastien Jacque, de 44 anos, responsável de topo do segmento de cobre e carvão, para suceder a Sam Walsh, de 66 anos, que deixa o cargo em Julho deste ano.

"Para assegurar uma transição suave", Jean-Sébastien Jacques vai assumir a função de "vice-director executivo com efeito imediato", adianta a empresa em comunicado.

"Jean-Sébastien é um executivo muito experiente" que oferece à empresa "uma fusão única de conhecimento estratégico e operacional", adiantou Jan du Plessis, presidente da empresa nesta nota, acrescentando que este "tem gerido operações complexas e projectos em cinco segmentos de ‘commodities’ e em cinco continentes."

A 1 de Julho de 2016, Sam Walsh deixará o cargo de CEO depois de quase sete anos nos quadros da empresa.

"Sam [Walsh] foi nomeado como director executivo num momento desafiante para a nossa empresa e estou muito grato pela sua tremenda liderança nos últimos três anos. Contra um contexto de volatilidade económica, Sam e a sua equipa transformaram o negócio", elogiou Jan du Plessis.

Sam Walsh, por seu turno, disse estar "muito orgulhoso" pelo trabalho desenvolvido e mostrou-se disponível para auxiliar neste período de transição.

Informa ainda a empresa que Jean-Sébastien Jacques vai receber enquanto vice-director executivo um salário base de 800.000 libras (1.017.990 euros), valor que será actualizado para 1.080.000 libras (1.374.290 euros) quando assumir a função de CEO, a 2 de Julho deste ano.

A acrescer ao salário base, em ambos os casos, está um bónus de 120% o salário base caso sejam atingidos os objectivos anuais traçados, assim como outros benefícios no âmbito de um plano de incentivos de longo prazo.

"O cobre é a ‘commodity’ mais excitante neste momento para a Rio Tinto, então eles estão a avançar com a pessoa do cobre. Na última transição, o ferro era o que mais os entusiasmava e eles lançaram alguém ligado ao ferro", disse Mathew Hodge, analista da Morningstar, à Bloomberg.

Jean-Sébastien Jacques assume funções numa altura em que as empresas do sector tentam responder à transição económica da China, de uma economia baseada na indústria para uma baseada no consumo, o que deverá beneficiar metais incluindo o cobre, utilizado em carros, grelhas eléctricas, etc, escreve a agência.

A notícia fez as acções da Rio Tinto disparar em Londres mais de 6% da sessão desta quinta-feira. As acções seguem a somar 4,20% para 2.010,50 libras (2.558,34 euros).

 

Ver comentários
Saber mais Rio Tinto Londres Jean-Sébastien Jacques Sam Walsh
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio