Notícia
Produção industrial em Portugal recuou mais de 3,5% em Maio
Em termos homólogos, o índice que mede a produção industrial caiu 2% em Maio, depois da subida homóloga de 3,4% observada em Abril.
A produção das fábricas portuguesas caiu 3,7% em Maio, em relação ao mês anterior, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta quinta-feira, 30 de Junho. Esta evolução acontece depois da subida mensal de 5,3% registada em Abril.
Todos os grandes agrupamentos industriais contribuíram negativamente para a variação do índice total. No entanto, os bens de consumo e os bens intermédios foram os que mais penalizaram, com descidas mensais de 4,7% e 3,4%, respectivamente.
A secção das Indústrias Transformadoras, por seu lado, passou de um crescimento de 6,6% em Abril para um decréscimo de 5,3% em Maio.
Em termos homólogos – ou seja, na comparação com o mesmo mês do ano anterior – o índice que mede a produção industrial caiu 2% em Maio, depois da subida homóloga de 3,4% observada em Abril.
O agrupamento de bens de consumo, com uma taxa de variação de -5,2% (-4% no mês anterior) registou o contributo negativo mais influente para a variação do índice agregado.