Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Produção industrial cai 4% em agosto

Agosto foi mês de quedas, quer em termos anuais como mensais. E excluindo a energia, a diminuição anual chegou mesmo aos 5,2%.

Encontrar e reter trabalhadores é uma das principais dificuldades sentidas pelas empresas de vários setores, incluindo na indústria.
Bruno Colaço
  • ...
A produção industrial caiu 4% em agosto, em comparação com o mesmo mês de 2022. Em termos mensais também registou uma queda, ainda que menos acentuada: -2,8% em relação a julho, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

"Excluindo o agrupamento de energia, esta variação foi de -5,2% (-3,3% no mês precedente). A taxa de variação da secção das indústrias transformadoras situou-se em -5,5% (-4,0% em julho). O índice agregado apresentou um crescimento mensal de 0,7% (0,6% no mês anterior)", detalha o INE.

Os restantes agrupamentos industriais apresentaram evoluções divergentes. O agrupamento de bens intermédio deu o contributo mais influente para a variação do índice total (-2,8 p.p.), originado por uma taxa de variação de -8,3% (-5,6% no mês anterior).

"O agrupamento de bens de consumo apresentou igualmente um forte contributo negativo (-1,9 p.p.), em resultado de uma redução homóloga de 5,5% (-3% em julho)", indica o instituto de estatística nacional.

Em sentido contrário, "os agrupamentos de energia e de bens de investimento apresentaram variações positivas de 2,5% e 2%, respetivamente, (-0,5% e 1,6% no mês precedente), com contributos de 0,4 p.p. e 0,3 p.p.", revela o INE.

Ver comentários
Saber mais Produção industrial Instituto Nacional de Estatística
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio