Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Preços na produção industrial diminuíram 2,1% no primeiro trimestre

O Índice de Preços na Produção Industrial mantém a redução que já tinha registado no trimestre anterior, recuando 2,1%. Só no mês de março, a redução foi de 1,4% em termos homólogos.

Foi na indústria que se registou, em dezembro, a maior queda homóloga no financiamento das empresas.
Miguel Baltazar
Negócios jng@negocios.pt 17 de Abril de 2024 às 13:46

Os preços na produção industrial continuam a diminuir. Depois de fechar o último trimestre de 2023 com uma redução de 3,6%, o índice de preços na produção industrial volta a recuar, desta vez 2,1%, segundo dados revelados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Na análise dos três meses, o maior contributo para a variação negativa do índice foi dado pelo agrupamento dos Bens Intermédios, com um recuo de -7,7% em relação ao período homólogo. Já a secção dos bens de consumo foi a única a registar uma subida de preços de 2,9%. Só no mês de março, registou-se uma descida homóloga de 1,4%, uma queda menor do que a que se tinha registado em fevereiro em 1,1 pontos percentuais.

Para esta diminuição foram "determinantes os setores da Energia e dos Bens Intermédios", afirma o INE em comunicado, que registaram taxas de variação homóloga de 0,7% e -6,5%, respetivamente, em março. Em fevereiro, a diminuição tinha sido de -7,8% no agrupamento do Bens Intermédios e -3,0% no da Energia.

Se excluirmos o setor da Energia, a quebra foi de -1,9% em março, em termos homólogos, que acompanha uma contração de -2,4% no mês anterior. A secção das Indústrias Transformadoras voltou a dar o contributo mais significativo para esta redução, com uma variação negativa de 1,7% no índice total, enquanto o agrupamento da Eletricidade, Gás, Vapor, Água Quente e Fria e Ar Frio teve uma contribuição positiva 3,8%.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio