Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal com terceira maior queda da produção industrial entre os países da UE

A produção industrial em Portugal caiu 2,8% em Setembro, face a Agosto, a primeira quebra em quatro meses, e que contrariou a tendência positiva deste indicador na Zona Euro e UE.

Paulo Duarte
14 de Novembro de 2018 às 10:42
  • ...

A produção industrial em Portugal desceu 2,8%, em Setembro, face ao mês anterior, o terceiro pior desempenho entre os países da União Europeia, revela o Eurostat esta quarta-feira, 14 de Novembro. Com uma quebra maior que Portugal só a Letónia e a Lituânia, que registaram descidas de 3,3% e 3,1%, respectivamente.

 

No caso de Portugal, Setembro foi o primeiro mês de decréscimo em cadeia desde Maio, e seguiu-se a um forte desempenho deste indicador em Agosto (2%).

 

Na Zona Euro, a produção industrial recuou 0,3% face ao mês anterior, enquanto na União Europeia a diminuição foi de 0,2%.

 

Em ambas as regiões, a evolução negativa justifica-se sobretudo com a descida da produção de energia e dos bens de consumo não duradouro.

 

Entre os Estados-membros da União Europeia houve, porém, países que escaparam à tendência negativa, com destaque para a Dinamarca (2,8%), Irlanda (2,2%) e Holanda (1,2%), que protagonizaram os maiores aumentos.

 

Na comparação homóloga, Portugal também fica mal na fotografia, já que a produção industrial recuou 0,1%, em Setembro, face ao mesmo mês do ano passado, quando na Zona Euro e UE, a tendência foi de subida. Na área da moeda única, este indicador avançou 0,9% e na UE 1,1%.

 

Em ambos os casos, os ganhos foram sustentados pela produção de bens de capital e de bens de consumo não duradouro. A Irlanda (9,4%), Polónia (5%) e Dinamarca (4,3%) lideraram as subidas enquanto Malta (-5,3%) Croácia (2,6%) e Holanda (-2,3%) registaram os maiores decréscimos.  

 

Ver comentários
Saber mais produção industrial indústria Eurostat Zona Euro União Europeia
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio