Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Metal português bate recorde de exportações em novembro

As exportações portuguesas de metalurgia e metalomecânica somaram 1.964 milhões de euros no mês de novembro, o que traduz um crescimento homólogo de 9,7% e mais 0,8% face ao mesmo mês do ano pré-pandémico de 2019.

Rio Tinto mantém interesse em explorar minas de ferro em Moncorvo
11 de Janeiro de 2022 às 16:14
  • 2
  • ...

A mais exportadora indústria portuguesa superou a pandemia e bate recordes. "O mês de novembro de 2021 revelou-se como o melhor de sempre no que concerne a exportações do Metal Portugal", enfatiza a associação do setor.

 

No penúltimo mês de 2021, o setor português de metalurgia e metalomecânica registou um volume de exportações recorde de 1.964 milhões de euros, ultrapassando o anterior máximo que tinha sido atingido em março (1.926 milhões de euros).

"Esta marca é atingida num ano que começou numa tendência de crescimento constante, tendo sido mesmo atingidas 8 das 10 melhores marcas durante o período pandémico", realça a Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP).

 

"O mês de novembro de 2021 entra, assim, na história das exportações do Metal Portugal, representado um crescimento face ao período homólogo de 9,7%, sendo que a comparação com período pré-pandémico também se revela como positivo, com um crescimento de 0,8% face a 2019", frisa a mesma associação.

 

A Metal Portugal é a marca utilizada por este setor nos mercados internacionais.


A AIMMAP salienta que "este crescimento face ao ano recorde de 2019 acontece num contexto em que a crise energética e dos combustíveis continua a afetar a ação das empresas do setor, bem como a subida galopante dos preços das matérias-primas, da escassez destas mesmas, e do aumento considerável do custo do transporte".

 

"Esta tendência de crescimento continua a dever-se a um crescimento considerável entre os meses de janeiro a novembro de 2021 de 42% face ao mesmo período de 2019 dos mercados extracomunitários como o Japão, China, Austrália, Marrocos, Turquia ou Austrália", sinaliza.

 

Uma diversificação geográfica que é acompanhada pelos mercados tradicionais, como Espanha, França, Itália, Reino Unido e Alemanha, que "mantêm a maior quota de exportações do Metal Portugal com 79,4%".

 

"Cada vez temos mais a certeza de que o ano de 2021 irá ser o ano recorde, superando o ano de 2019. Este é um registo que nos orgulha muito por conseguirmos denotar que as empresas superaram um conjunto de desafios nunca enfrentados em simultâneo, desde a crise pandémica aos aumentos de custos das matérias-primas, transportes, energia e combustíveis, bem como a dificuldade premente na contratação de mão-de-obra, fator essencial para corresponder à procura dos mercados externos", afirma Rafael Campos Pereira, vice-presidente da AIMMAP.

 

Para este dirigente associativo, "a performance impressionante do Metal Portugal revela uma grande resiliência das suas empresas, que se souberam reinventar neste período conturbado".

 

Ver comentários
Saber mais aimmap metal metalurgia metalomecânica exportações rafael campos pereira
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio