Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Exportações de componentes automóveis sobem 0,3% para 1.047 milhões em janeiro

A Europa concentra 89,3% das compras realizadas, verificando-se um aumento de 0,1% relativo ao período homólogo de 2023.

Em novembro, apenas pela segunda vez na história, as exportações superaram os mil milhões de euros.
DR
Lusa 13 de Março de 2024 às 23:57
As exportações de componentes para automóveis aumentaram 0,3% em janeiro face ao mês homólogo, atingindo 1.047 milhões de euros, segundo dados divulgados esta quarta-feira pela AFIA -- Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel.

No primeiro mês do ano, "as exportações de componentes automóveis foram responsáveis por 16,4% das exportações nacionais de bens transacionáveis, mantendo-se como um dos motores do crescimento económico de Portugal", destaca a AFIA.

A Europa concentra 89,3% das compras realizadas, verificando-se um aumento de 0,1% relativo ao período homólogo de 2023.

Já o continente americano cresceu 9,9% em janeiro em relação ao mesmo mês de 2023, concentrando 5,6% das exportações de componentes automóveis.

Por país, os destinos de componentes automóveis fabricados em Portugal continuam a ser Espanha, representando 28,4% das exportações, seguido pela Alemanha (23%) e França (9,2%).

A AFIA assinala que a indústria de componentes automóveis, "apesar de enfrentar desafios e cenários pouco entusiasmantes para o ano em curso, o que afetará as empresas negativamente, quer a nível nacional quer internacional, tem encontrado formas de manter a sua competitividade mostrando-se um setor extremamente resiliente e de elevada adaptabilidade".

"Contudo, a diminuição de encomendas pode acontecer, tendo em conta a queda de consumo por via da instabilidade económica", alerta.

Os cálculos da AFIA têm como base as estatísticas do comércio internacional de bens divulgadas a 12 de março pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Em 2023, exportações de componentes para automóveis subiram quase 14% para um recorde de 12.433 milhões de euros, segundo dados divulgados pela AFIA no mês passado.

A indústria de componentes para automóveis em Portugal tem 350 empresas e 63.000 trabalhadores diretos.

Esta indústria representa 5,4% do Produto Interno Bruto (PIB) do país e 9,1% do emprego da indústria transformadora.


Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio