Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Energia puxa pelos preços na produção industrial pelo terceiro mês

O índice que mede os preços na produção industrial caiu, em Fevereiro, pelo terceiro mês consecutivo, na comparação com o mesmo mês de 2016. Em termos mensais, a evolução foi negativa.

Paulo Duarte
17 de Março de 2017 às 11:34
  • ...

Os preços na produção industrial subiram 4%, em Fevereiro, face ao mesmo mês do ano passado, revela o Instituto Nacional de Estatística (INE) esta sexta-feira, 17 de Março. Este foi o terceiro aumento homólogo consecutivo, motivado sobretudo pelos preços da energia.

 

Segundo os dados do INE, em Fevereiro, a energia registou uma subida de 18,6% face ao mesmo mês de 2015, elevando o índice global. Excluindo este agrupamento, os preços na produção industrial aumentaram apenas 0,8%.

 

A contribuir para o crescimento dos preços esteve ainda a secção das Indústrias Transformadoras, que registou uma subida homóloga de 3,5%.

 

Em termos mensais, contudo, o índice que mede os preços na produção industrial desceu 0,8% em Fevereiro (face a Janeiro) depois da subida de 2% registada no primeiro mês do ano.

 

Nesta comparação, também foi a energia a influenciar a variação, mas com uma descida de 4,3%.

 

Nas secções, o principal contributo para a variação total foi dado pela Electricidade, Gás, Vapor, Água Quente e Fria e Ar Frio, cuja variação mensal se situou em -11,0%, após o aumento de 12,5% em Janeiro.

Ver comentários
Saber mais Indústria preços na produção industrial INE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio