Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Dona da Ricardo Gallo Vidros paga 408 milhões pela irlandesa Encirc

O grupo espanhol Vidrala, que desde 2003 tem uma fábrica em Portugal, adquiriu a irlandesa Encirc Limited, anunciou esta quarta-feira ao mercado espanhol, onde está cotado.

14 de Janeiro de 2015 às 17:31
  • ...

A companhia espanhola Vidrala concluiu a operação de aquisição da empresa sediada na Irlanda do Norte Encirc Limited, negócio que tinha já anunciado esta semana estar a negociar.

 

A aquisição é feita através da subsidiária Inverbeira – Sociedad Promoción de Empresas, através da qual a Vidrala adquiriu em 2003 a portuguesa Ricardo Gallo – Vidro de Embalagem, sediada na Marinha Grande e com a qual iniciou a sua internacionalização fora do território espanhol.

 

Segundo o comunicado publicado pela Vidrala no site oficial da Comissão de Valores Mobiliários espanhola (CNMV) "o valor da transacção" da Encirc Limited "ascendeu a 408,6 milhões de euros (valor da empresa)" compreendendo "o preço das acções e a dívida assumida", desembolsado "na sua totalidade através de novo financiamento emitido para a aquisição".

 

A comunicação da Vidrala adianta que a irlandesa Encirc Limited "é um fabricante de embalagens de vidro para o sector de alimentação e bebidas com actividades na Irlanda e Reino Unido onde conta com uma base sólida de clientes".

 

Em 2014, estima a administração da Vidrala, a Encirc Limited terá consolidado vendas de 243 a 245 milhões de euros de libras (entre 311,85 e 314,4 milhões de euros ao câmbio desta quarta-feira).

 

A Encirc detém duas fábricas a laborar actualmente, uma na localidade de Derrylin (na Irlanda do Norte) e outra na região inglesa de Elton.

 

Com a aquisição, adiciona a direcção do grupo espanhol, a Vidrala conta aumentar o posicionamento da companhia no mercado europeu de embalagens de vidro. Além de ter três fábricas em território espanhol – Álava, Albacete e Barcelona – a Vidrala tem fábricas em Portugal (Marinha Grande), em Itália e na Bélgica. Em 2013, a Vidrala teve vendas de 472,9 milhões de euros.

 

Em 2003, a internacionalização da Vidrala começou por Portugal, com a compra da Ricardo Gallo, empresa centenária representativa da indústria vidreira da região da Marinha Grande, pela qual pagou na altura 19,7 milhões de euros.

 

Ao comprar aquela que hoje consta como Gallo Vidro no seu portfolio, a Vidrala adiciou mais 160 mil toneladas de capacidade produtiva e uma facturação de 48 milhões de euros anuais. Ficou na altura com 610 mil toneladas de capacidade produtiva.

Ver comentários
Saber mais Gallo Vidro Vidrala Encirc BA Vidro
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio