Notícia
Dona da Companhia das Sandes vende portuguesa Micronipol à francesa Veolia
A gigante de “private equity” Explorer, que gere e assessora fundos com ativos na ordem dos 1,4 mil milhões de euros, chegou a acordo com a Veolia Portugal para a venda de uma das empresas líderes de reciclagem de plásticos no nosso país.
Gestora de uma série de fundos, onde estão penduradas dezenas de empresas, entre as quais a Starfoods, que é dona da Companhia das Sandes e da Loja das Sopas, a Explorer Investments acaba de realizar o primeiro desinvestimento do seu Fundo IV, que conta com empresas como o grupo Your (serviços de apoio à gestão), a Magos (irrigação) ou a Exaktus – Material de Reabilitação Oral.
"A Explorer Investments, sociedade de capital de risco com sede em Portugal, chega a acordo com a Veolia Portugal para a alienação de 100% do capital da Micronipol – empresa de referência na Micronização e Reciclagem de Polímeros",revela a "private equity", em comunicado.
Uma operação que corporiza a venda dos 70% detidos pela Explorer na Micronipol e dos 30% na posse dos sócios fundadores da empresa, o empresário Carlos Bento e a família José Oliveira.
A Explorer não revela o valor da transação nem fornece os últimos indicadores de atividade da Micronipol, empresa de Ourém que faturava aproximadamente 13 milhões de euros e empregava meia centena de pessoas em 2022.
Para a Explorer, "esta venda confirma as expectativas de rentabilidade dos investidores e é o resultado da estratégia implementada na Micronipol e da resiliência e potencial desta empresa".
A Micronipol produz granulado de plástico reciclado, que é a matéria-prima para outras indústrias fabricarem produtos como tubagem para a construção civil ou para a agricultura, embalagem de detergentes, sacos de plástico, colchões, autoclismos, tela asfáltica ou pequenas peças plásticas como vasilhame, caixas ou contentores.
"Após entrada da Explorer Investments em 2021, a Micronipol foi objeto de um forte investimento e desenvolvimento, com destaque para a profissionalização da equipa de gestão, o aumento da capacidade produtiva, a internacionalização da base de clientes, o investimento no tratamento e qualidade da água e, mais recentemente, o aumento da independência energética através da instalação de um parque solar", destaca a Explorer.
Relativamente à entidade compradora da Micronipol, a Explorer Investments realça que "a Veolia Portugal integra o grupo Veolia cuja ambição é tornar-se a empresa de referência para a transformação ecológica, através da conceção e implementação de soluções para combater a poluição, a escassez de recursos essenciais e apoiar as cidades e as indústrias na descarbonização das suas atividades, adaptando-as às alterações climáticas".
Com a aquisição da Micronipol, "a Veolia reforça a sua presença no setor dos resíduos e em particular o seu contributo para a economia circular por via da reciclagem de plásticos", remata a Explorer.
Constituído em 2018 com 65 milhões de euros, o Fundo IV da Explorer Investments "está ainda em fase de investimento e ficará totalmente investido até ao final do presente ano", afiança a "private equity".
De referir que o processo de concretização da operação de venda da Micronipol à Veolia Portugal "encontra-se na fase de conclusão, estando ainda sujeita à aprovação da Autoridade da Concorrência".
(Notícia atualizada às 12:21)