Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Variação Homóloga de -1,8% no Continente

Analisando a taxa de variação homóloga, verifica-se que ao longo do corrente ano a evolução deste indicador segue o sentido decrescente, chegando a Agosto com um valor negativo, reforçando em Setembro essa tendência, registando o valor de -1,8%.

02 de Novembro de 2009 às 10:00
  • ...
O Índice Confidencial Imobiliário (Ci) para o Continente tem manifestado uma evolução mensal irregular, marcada por meses com sinal negativo seguidos de curtas valorizações. O intervalo de valores entre os quais se dá esta variação é de -0,5%, como mínimo, a 0,5% de valorização máxima.

O período de Agosto a Setembro é disso um exemplo, o Índice apresentou uma desvalorização de 0,3% em Agosto para em Setembro voltar a terreno positivo, valorizando em 0,3%. Analisando a taxa de variação homóloga, verifica-se que ao longo do corrente ano a evolução deste indicador segue o sentido decrescente, chegando a Agosto com um valor negativo, reforçando em Setembro essa tendência, registando o valor de -1,8%. A taxa de valorização média anual evidência também sinais de desaceleração, iniciando o ano de 2009 com o valor de 4,1%, baixando para 1,7% em Setembro.

Nos fogos novos e usados existem sinais de desaceleração, com os usados a apresentarem maior margem de desvalorização. A prová-lo está a taxa de variação homóloga para Setembro, que nos novos foi de -0,8%, ao passo que nos usados se situou em -2,6%. A variação média anual apurada em Setembro, nos novos, foi de 3,4%, enquanto que nos usados não ultrapassa 0,5%.

Área Metropolitana do Porto

Na Área Metropolitana do Porto nos últimos três meses o Índice decresceu. A taxa de variação homóloga para esta região regista variações negativas desde Julho, atingindo em Setembro um valor mínimo de -2,6%. A taxa de variação média anual entrou em queda, registando o valor de 1,9% em Setembro, quando em Janeiro de 2009 o seu valor era de 5,4%.

No segmento de alojamentos novos a desvalorização mensal fez-se sentir de forma mais marcada do que nos usados. Assim, a taxa de variação homóloga em Setembro, para os fogos novos, foi de -4,0%, ao passo que no segmento de alojamentos usados essa variação foi apenas de -1,3%. No entanto, em termos de variação média anual os fogos novos continuam a apresentar uma valorização de 3,5% face a 0,2% dos fogos usados.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio