Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Proprietários revêem preços em 4,4%

Os dados do SIR Sistema de Informação Residencial, que recolhe e analisa informação sobre a oferta e as vendas de imóveis residenciais, para a AM Porto revelam que, no 3º trimestre de 2009, as vendas registadas pela pool de empresas participantes (num total de 60 entidades para esta região que realizaram a venda de 235 unidades) atingiram um preço médio de 1.350€/m , estando este valor acima do valor da oferta em 3,6%.

25 de Maio de 2010 às 11:48
  • ...
Os dados do SIR – Sistema de Informação Residencial, que recolhe e analisa informação sobre a oferta e as vendas de imóveis residenciais, para a AM Porto revelam que, no 3º trimestre de 2009, as vendas registadas pela pool de empresas participantes (num total de 60 entidades para esta região que realizaram a venda de 235 unidades) atingiram um preço médio de 1.350€/m², estando este valor acima do valor da oferta em 3,6%.

Nas zonas a Norte do Grande Porto, destacam-se Braga e Vila do Conde, pelo facto de os preços das vendas estarem abaixo dos valores da oferta, em -9% e -18%, respectivamente. Aveiro, pelo contrário, tem valores de venda cerca de 28% acima da oferta.

Não obstante, os proprietários e promotores imobiliários têm vindo a responder à crise com uma descida nos valores de oferta dos fogos que têm para venda, pelo que, no 3º trimestre do ano passado, estes valores foram revistos em baixa, cerca de -4,4%, com os fogos novos a baixarem 2,2% e os usados com uma redução de 5,9% no conjunto da AM Porto. O concelho do Porto foi aquele onde a revisão foi mais acentuada, e Matosinhos sofreu revisões igualmente fortes quer nos novos (-6,7%) quer nos usados (-5,3%).

Analisando as vendas por segmento de mercado, verifica-se que a procura na AM Porto se direcciona, cada vez mais, para os fogos novos, que contabilizavam, no 3º trimestre de 2009, 80% das vendas, contra os 65% registados no 1º trimestre do mesmo ano.

Os dados SIR para a AM Porto revelam que, no 3º trimestre de 2009, a oferta nesta região ascendia a 36 mil fogos, dos quais 80% apartamentos e os restantes 20% moradias. A base de dados da AM Porto no âmbito do SIR cresceu neste período cerca de 38%, sendo que, contudo, 13% desse crescimento é devido à agregação de mais 13 concelhos, situados quer a Norte quer a Sul do Grande Porto, contando, assim, a AM Porto SIR com 25 concelhos.


Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio