Notícia
Preço das casas baixou em julho pela primeira vez desde janeiro de 2019
A queda entre junho e julho foi muito ligeira e em termos homólogos a variação continua a ter dois dígitos.
12 de Agosto de 2020 às 09:34
A pandemia está a ter impacto nos preços de venda das casas em Portugal, mas o efeito continua a ser muito ligeiro, mostram os dados mensais apurados pela Confidencial Imobiliário.
O Índice de Preços Residenciais (IPR) desceu 0,2% em julho face ao mês anterior, uma queda ténue que ainda marca a primeira descida em cadeia desde janeiro de 2019.
Apesar da queda em cadeia, os preços de venda em julho foram 12,2% mais elevados do que no mesmo mês do ano passado. "Tal valorização fica mais de 5 pontos percentuais abaixo das variações de cerca de 17% observadas em janeiro e fevereiro, confirmando a perda de ritmo nas subidas homólogas", refere a consultora.
Ricardo Guimarães, diretor geral da Confidencial Imobiliário, assinala que "apesar de os preços registarem uma variação em cadeia negativa, esta é muito residual e não é inédita mesmo no ciclo de forte valorização do mercado a que assistíamos no início de 2019".
"Em geral, os preços mantêm-se globalmente estáveis por agora e não se antecipa uma correção drástica e abrupta", acrescenta o responsável.
Os últimos dados disponíveis no Instituto Nacional de Estatística dizem respeito ao primeiro trimestre e mostram que o preço mediano das casas vendidas em Portugal aumentou 10,5% neste período pré-pandemia, fixando-se em 1.117 euros por metro quadrado.