Notícia
Portugal registou o segundo maior aumento dos preços das casas na Zona Euro
Os preços das casas aumentaram, em Portugal, mais de 10% no terceiro trimestre quando comparado com o ano anterior. Este foi a segunda subida mais pronunciada entre os 19 membro da Zona Euro.
Os preços das casas cresceram 4,1% na Zona Euro e 4,6% na União Europeia no terceiro trimestre do ano passado, quando comparado com igual período do ano anterior, revelou esta quinta-feira, 18 de Janeiro, o Eurostat. Apenas um país reportou uma descida dos preços: Itália.
Todos os restantes Estados-membros reportaram aumentos nos preços das casas. A liderar a subida esteve a República Checa, com uma subida de 12,3%. Mas dentro da Zona Euro apenas a Irlanda superou Portugal, com os preços das casas a aumentarem 12% no país cuja capital é Dublin.
Em Portugal, o aumento de preços, no terceiro trimestre, ascendeu a 10,4%. Mais nenhum país registou subidas de dois dígitos.
Os dados publicados pelo Eurostat revelam também que o aumento de preços das casas acelerou um pouco por toda a Europa. E Portugal não foi excepção.
Aumento de preços sem precedentes em Portugal
A subida dos preços das casas em Portugal, superior a 10%, não tem precedentes. Quer o INE quer o Eurostat têm dados desde o primeiro trimestre de 2009, não existindo qualquer variação de dois dígitos neste período, à excepção deste último dado.
Os dados divulgados esta quinta-feira, são idênticos ao que o Instituto Nacional de Estatísticas (INE) já tinha divulgado em Dezembro, com o terceiro trimestre do ano a corresponder ao 16.º aumento trimestral consecutivo.
Muito se tem escrito sobre o mercado imobiliário nacional. Com as vendas a crescerem também a um ritmo de dois dígitos. Os estrangeiros têm sido a principal razão para este comportamento do mercado imobiliário. Quer pela compra de casa por parte de estrangeiros, quer devido ao crescimento do turismo que tem aumentado a oferta de arrendamento de imóveis em Portugal, com especial incidência em Lisboa e Porto.