Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Banqueiro luso-angolano Fernando Teles compra e vende Palácio de São Bento da Vitória

Aliado de Isabel dos Santos no BIC Angola e no português EuroBic, Fernando Teles detém metade do capital da Próximo Quadrado, empresa que comprou ao Estado, em 2015, o portuense Palácio de São Bento da Vitória, e que o colocou agora à venda.

O Palácio de São Bento da Vitória, no Porto, é propriedade de uma sociedade detida em 50% pelo banqueiro luso-angolano Fernando Teles.
10 de Outubro de 2017 às 12:44
  • ...

Construído em 1832 por um abastado comerciante portuense, o Palácio de São Bento da Vitória foi parar às mãos do Estado em 1928, ano que marcou o início do período ditatorial em Portugal e que se seguiu ao golpe militar de 28 de maio de 1926.

 

Também conhecido por Casa da Baronesa da Regaleira, o palácio acolheu o Teatro Vitória e o Liceu Central do Porto, tendo sido a sede da Polícia Judiciária (PJ) no Porto entre 1950 e 2000, tendo posteriormente, durante 14 anos, aqui funcionado os serviços do Tribunal de Instrução Criminal (TIC).

 

Em 2015, a sociedade estatal Estamo - Participações Imobiliárias, S.A., colocou o Palácio de São Bento da Vitória à venda por 2,25 milhões de euros.

 

Quem comprou? E por que valor? "A sociedade Próximo Quadrado, proprietária do imóvel, é detida em 50% por mim e em 50% por Fernando Teles", adiantou o empresário Eurico da Fonseca ao Negócios.

 

O sócio de Eurico da Fonseca é o conhecido banqueiro luso-angolano aliado de Isabel dos Santos (filha do ex-presidente de Angola) no universo BIC, onde é accionista epresidente do BIC Angola e administrador do português EuroBic.

 

Fonseca e Teles, que compraram o Palácio de São Bento da Vitória "por mais do que o valor-base de 2,25 milhões de euros", tinham como objectivo converter o edifício "num hotel de quatro estrelas, com 160 camas".

 

Com "um projecto licenciado para fins residenciais ou hoteleiros" nas mãos, a Próximo Quadrado acabou por fazer outra "opção de investimento", colocando agora o palácio à venda.

 

Por quanto? "Não tem preço-base, vamos lançar um concurso e deixar o mercado pronunciar-se", respondeu Eurico da Fonseca. Estima-se que o São Bento da Vitória poderá valer cerca de 10 milhões de euros.

 

Situado na Rua de São Bento da Vitória, artéria que permite a ligação entre a zona da Ribeira e os Clérigos, em pleno centro histórico do Porto, o edifício tem "uma área de construção acima do solo de 6.150 metros quadrados" e encontra-se "em óptimo estado de conservação", garantiu Eurico da Fonseca.

 

A Próximo Quadrado classifica o Palácio de São Bento da Vitória como "um imóvel único no mercado, pela sua dimensão, história e localização, e que se constitui como uma oportunidade para os investidores e compradores interessados, dada a escassez de oferta em imóveis com estas características na cidade do Porto".

 

Para a sociedade proprietária do Palácio de São Bento da Vitória, "a implantação do imóvel em cota superior, causando um grande impacto no ‘skyline’ da cidade, proporciona uma vista deslumbrante sobre o rio Douro e a cidade, o que actualmente é já muito difícil encontrar no mercado imobiliário do Porto", enfatiza a entidade vendedora.

 


(Notícia actualizada às 15:31) 

Ver comentários
Saber mais são bento da vitória próximo quadrante fernando teles eurico da fonseca bic eurobic centro histórico do porto
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio