Notícia
Há mais de 76 mil casas 'aptas' para isenção de IMT para jovens
Segundo uma análise do portal Idealista, há 76.278 habitações à venda com o limite de preço imposto para os jovens beneficiarem da isenção de IMI.
Atualmente, há mais de 70 mil casas à venda até 316.272 euros, o preço limite para os jovens beneficiarem da isenção total de IMT e Imposto de Selo (IS). E segundo uma análise do portal Idealista, 15 mil estão situadas nas 20 capitais de distrito.
A maior oferta existe nos grandes centros urbanos do Porto (3.192 imóveis), Lisboa (1.809) e Braga (1.736). Pelo contrário, os concelhos que têm menos casas disponíveis até este valor são Portalegre (113), Guarda (180) e Évora (191).
No que toca ao tipo de construção, o estudo conclui ainda que as casas usadas e em bom estado dominam a oferta. "Nos 20 concelhos analisados contam-se cerca de 12 mil imóveis (81% do total). Porto, Lisboa e Braga concentram o maior número de casas usadas em bom estado até 316 mil euros. E Portalegre, Guarda e Vila Real são os municípios que possuem menos habitações deste tipo", segundo o Idealista.
Desde 1 de agosto que os jovens até 35 anos - que não sejam dependentes nem proprietários de uma casa há menos de três anos - podem beneficiar de medidas de apoio à compra da primeira habitação. As medidas passam pela isenção de IMT [Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas de Imóveis] e de Imposto de Selo (IS) na compra de casas até 316.272 euros.