Notícia
Fitch: Crise imobiliária em Espanha está a chegar ao fim
Após sete anos consecutivos de quedas de preços, o mercado imobiliário espanhol começa a ver luz ao fundo do túnel. Preços estão a estabilizar, mas 40% abaixo do "pico" de 2007.
O longo ciclo de sete anos consecutivos de quedas dos preços dos imóveis em Espanha "está a chegar ao fim", sustenta a agência de notação financeira Fitch.
Num relatório divulgado nesta quinta-feira, 18 de Setembro, a Fitch conclui que os preços estão finalmente a estabilizar, ainda em patamares que se situam cerca de 40% abaixo do "pico" observado em 2007 – ano em que rebentou a bolha especulativa alimentada, entre outros, por crédito relativamente fácil e barato.
Por detrás da estabilização dos preços está agora uma maior disponibilidade de os bancos concederem crédito para a compra de habitação às famílias que revelam capacidade de honrar os créditos.
Mas – realça a agência de rating – a persistência de uma elevada taxa de desemprego (ainda na casa dos 25%) e o facto de existir uma ampla oferta no mercado (768 mil casas novas, construídas entre 2002 e 2011, permanecem vazias) impedem a expectativa de uma rápida recuperação dos preços.