Notícia
Fazenda mais antiga que independência dos EUA custa 11,5 milhões de dólares
Em 1742, William Byrd II comprou a propriedade. Em 2017, está à venda por mais de 11 milhões de dólares.
Em 1742, quase duas décadas antes da Guerra da Independência dos EUA, William Byrd II, um dos maiores proprietários de terras (e dono de escravos) das colónias, tinha acumulado uma área de mais de 10.520 hectares na Carolina do Norte. Burd deu-lhe o nome de "Terra do Éden", um estratagema de marketing para convencer europeus a cruzar o Atlântico e ficarem na sua propriedade. Não resultou, e por volta de 1755 o esbanjador filho de Byrd foi obrigado a vender as terras para pagar dívidas de jogo.
Quando foi comprada por Arthur Dick, 250 anos depois, em 2001, por cerca de dois milhões de dólares, a propriedade tinha passado pelas mãos de apenas seis donos, mas tinha sido reduzida a cerca de 310 hectares. A casa original tinha desaparecido, substituída por uma mansão do ínicio do século XIX. Dick, presidente e CEO da AdvantaClean, uma empresa de serviços ambientais com sede em Greensboro, Carolina do Norte, começou rapidamente a recuperar parte do terreno que a fazenda tinha perdido. Dick comprou vários lotes dos vizinhos e expandiu a propriedade para aproximadamente 715 hectares. Não cultiva o terreno.
A fazenda fica a 45 minutos de carro de Greensboro. Dick comprou-a como casa de férias, um lugar "para caçar e levar a família", disse. "Na altura, os meus filhos tinham cinco e três anos e o meu enteado tinha 12, e era um lugar onde eu podia gerir o terreno como eu quisesse."
16 anos depois, no entanto, os seus filhos cresceram e mudaram-se. "Vínhamos sempre com crianças e famílias, desfrutávamos da companhia e divertíamos-nos muito", revelou. "Mas as coisas mudaram."
Agora, Dick colocou a propriedade à venda por 11,5 milhões de dólares.
Embora a fazenda seja grande, possíveis compradores descobrirão que ela exige "muito pouca manutenção", diz Dick. Quando comprou, a propriedade era gerida como uma fazenda de gado leiteiro, mas vendeu as vacas e transformou o celeiro e outras instalações em alojamentos para hóspedes (no tempo de Byrd, a propriedade estava quase toda inexplorada; proprietários posteriores transformaram-a numa fazenda de grande porte).
A casa principal, construída em 1825 pelo quarto dono da fazenda, Dr. Robert Brodnax, tem sete quartos e quatro casas-de-banho. No piso térreo há uma sala de jantar formal, uma sala de estar, uma biblioteca e, num extremo da casa, uma cozinha moderna.
"Quando a casa foi construída, a cozinha não passava de um fumeiro ao ar livre", explicou. "Depois acrescentaram uma porcaria na década de 1960." Dick substituiu o que foi acrescentado nos anos 1960 por uma cozinha com uma ilha central e um espaço informal para o café da manhã.
A propriedade também tem uma casa para o caseiro com quatro quartos e três casas-de-banho, uma "cabana de cowboy" com mais três quartos e duas casas-de-banho, e um estábulo equestre de 1.158 metros com oito baias e um palheiro.
O verdadeiro atractivo para venda, considera Dick, é o amplo parque de caça da propriedade. "Modifiquei a propriedade para estimular e promover espécies do hábitat nativo", disse. "Isso, por sua vez, pode melhorar e apoiar a caça."
Título original em inglês: $11.5 Million Plantation Listed, Born Before American Revolution