Notícia
Consultora imobiliária CBRE desbrava terreno com nova área dedicada à agricultura
A CBRE espera que nos próximos anos exista um aumento do investimento em ativos agrícolas estratégicos.
A CBRE Portugal vai alargar a atividade de consultora imobiliária com a criação de uma nova linha de negócio dedicada ao setor agrícola, a CBRE Agribusiness. Este serviço vem dar resposta às necessidades de proprietários e investidores no que toca a imóveis e terrenos agrícolas.
Por terras lusas, a consultora conta já com um mandato de comercialização de um terreno agrícola com armazém, em Beja, com 6.000 metros quadrados.
A CBRE lançou esta área de negócio a nível europeu em janeiro deste ano, e acusa um "enorme interesse por parte de alguns dos principais produtores alimentares", somando já mandatos que ascendem aos duzentos e quarenta milhões de euros. A empresa espera que, agora na fase de divulgação, a procura por este serviço cresça significativamente.
O diretor geral da imobiliária, Francisco Horta e Costa (na foto), refere que "Portugal conta com uma relevante e diversificada extensão rural, trazendo desafios acrescidos a investidores e proprietários que não encontram, atualmente, um apoio especializado" e o responsável pela nova linha de negócio, Jack Svoronos, aponta a dimensão da oportunidade: "França, Espanha, Itália e Portugal produzem bens alimentares para 500 milhões de pessoas na Europa pelo que continuarão a ter um papel fundamental com a sua capacidade produtiva e verão durante os próximos 5 anos um aumento do investimento em ativos agrícolas estratégicos".