Notícia
Britânico Orion com Vizta para a construção de 1.500 casas em Portugal
Desde que adquiriu a promotora imobiliária de origem francesa Nexity, em setembro passado, o fundo que está a investir 140 milhões de euros na requalificação do Oriente Green Campus, no Parque das Nações, já adquiriu um projeto de 400 fogos no Grande Porto.
A Nexity agora é Vizta. Após a recente aquisição da Nexity Portugal, promotora imobiliária de origem francesa, com fortes investimentos em Lisboa, Porto e no Algarve, o fundo britânico Orion muda a marca para Vizta e revela a sua estratégia para 2024 no nosso país.
"Desde que a Orion adquiriu a plataforma, a Vizta adquiriu um projeto de 400 fogos no Grande Porto e está a avaliar uma série de outras oportunidades", avança o fundo britânico, sem detalhar a sua última compra, garantindo apenas que "a visão estratégica incorpora uma expansão ambiciosa e um ‘pipeline’ de desenvolvimento crescente nos próximos meses".
O atual portefólio residencial da Vizta Homes inclui um projeto concluído em 2023, três projetos em construção e oito projetos em desenvolvimento, prevendo que "o ‘pipeline’ entregue mais de 1.500 unidades residenciais e que venha a expandir-se substancialmente em 2024", sinaliza a promotora imobiliária, que "mantém a mesma equipa de gestão e estrutura de colaboradores" da antiga Nexity Portugal.
"A entrada do novo acionista e a mudança de marca para Viztareforçam ainda mais o nosso propósito de ‘Criar Cidade para todos’. Temos uma equipa forte e experiente, queremos crescer e ir mais longe, criar uma maior oferta de habitação para diferentes estilos de vida. Para isso, procuramos mais oportunidades de modo a concretizar esta nossa ambição", afirma Fernando Vasco Costa, CEO da Vizta.
"Ficámos extremamente impressionados com a equipa da Vizta desde a nossa aquisição em setembro. A vontade que demonstram em expandir a plataforma resultou na rápida aquisição de um novo projeto de 400 fogos, bem como na conclusão deste ‘rebrand’ num espaço de tempo extremamente curto", enfatizou, por seu lado, Gauthier Renaud, partner da Orion Capital Managers, "private equity" com escritórios em Londres, Madrid, Milão e Paris.
Para Gauthier Renaud, "os alicerces robustos do mercado imobiliário português e a escassez de oferta capaz de enfrentar o aumento das taxas de juro e dos custos de construção criam uma oportunidade para os promotores experientes oferecerem habitações que preservem parâmetros favoráveis, tanto em termos de preços, como de rentabilidade", considerando que "a equipa da Vizta está bem posicionada para capitalizar esta dinâmica de mercado".