Notícia
Alemã Aquila vai investir 17 milhões num Green Logistics Park em Paredes
Com 27 projetos de energia solar em Portugal e um complexo logístico na Azambuja, a gestora de ativos germânica avança agora com a construção do Gandra North Green Logistics Park.
Fundada em 2001 por dois amigos, Dieter Rentsch e Roman Rosslenbroich, a gestora alemã de ativos Aquila Group está a investir fortemente em Portugal na área das energias renováveis, prevendo iniciar ainda este ano a construção da sua maior central solar em Portugal, o projeto fotovoltaico do Cercal, com 275 megawatts (MW) de potência e que ocupará 390 hectares.
Neste momento, a Aquila tem 27 projetos de energia solar em Portugal,dos quais oito em operação (totalizando 207 MW), um em construção (em Coimbra) e 18 em licenciamento.
Já o braço logístico da Aquila, que atua sob a marca Green Logistics, conta já com um parque em funcionamento em Portugal – o Rainha Green Logistics Park, na Azambuja – e vai arrancar com a construção do Gandra North Green Logistics Park, em Paredes.
"As obras começam em junho e devem estar concluídas no primeiro trimestre de 2024", avança a Aquila Group, em comunicado, sem revelar o valor do investimento.
Ao Negócios, fonte oficial da empresa adiantou que "o valor total de investimento no Granda North Green Logistics Park é de 17 milhões de euros".
Este novo projeto logístico da Aquila em Portugal, que adquiriu, para o efeito, um terreno com 40 mil metros quadrados em Paredes, terá uma área locável total de 16.570 metros quadrados, incluindo escritórios e zonas comuns.
"Neste momento, o edifício já se encontra totalmente arrendado", afiança a promotora.
A construção do Gandra North Green Logistics Parkestará a cargo da Britoli, uma construtora portuguesa especializada na conceção e construção de armazéns, escritórios, edifícios comerciais e industriais.
"Iniciar a construção de outro projeto da Green Logistics by Aquila Group em Portugal é um marco muito importante para nós porque valida a aposta realizada no país. Este será um projeto de referência na área da logística sustentável no Norte do país, uma zona onde ainda não estávamos presentes, e reafirma o nosso compromisso com o investimento em Portugal", afirma Markus Holzer, Co-CEO da Aquila Sustainable Infrastructure.
De acordo com o grupo alemão, a Green Logistics by Aquila Group, que desenvolve e gere ativos na Alemanha, Itália, Portugal e Espanha,tem um investimento acumulado de mais de 1,2 mil milhões de euros, com uma área total arrendável sob gestão de 1.148 mil metros quadrados.
Em termos consolidados, a Aquila Group gere cerca de 14,7 mil milhões de euros para investidores institucionais em todo o mundo.